Turismo no Brasil cresce 22,7% e fatura R$ 19,24 bilhões
O setor de turismo no Brasil registrou crescimento em 2023, com destaque para as viagens domésticas. As operadoras de turismo alcançaram R$ 19,24 bilhões em vendas, impulsionadas por um aumento de 122% nas viagens nacionais em comparação com 2022. Este é um dos principais resultados do Anuário Braztoa 2024, elaborado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) em parceria com a SPRINT Dados.
As operadoras associadas à BRAZTOA apresentaram um desempenho superior ao do ano anterior, atingindo os maiores números da série histórica. As viagens pelo Brasil representaram 60% do faturamento, totalizando R$ 11,55 bilhões. As viagens internacionais também cresceram, com um aumento de 22%, resultando em um faturamento de R$ 7,69 bilhões.
![BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2024/05/Faturamento-recorde-1024x555.jpg)
O volume de embarques atingiu 11,8 milhões de passageiros, 22,7% a mais que em 2022. Destes, 74% foram para destinos nacionais (8,71 milhões) e 26% para destinos internacionais (3,09 milhões), superando os dados históricos desde 2010.
Destinos e Preferências dos Viajantes
No Brasil, a região Nordeste foi a mais visitada. São Paulo liderou entre as cidades, seguida por Maceió e Porto Seguro. As principais atrações nacionais incluíram o Parque Beto Carrero World (SC), Beach Park (CE) e as Cataratas do Iguaçu (PR).
![Anuário Braztoa 2024](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2024/05/Faturamento-nacional-x-Internacional-1024x520.jpg)
Internacionalmente, a Europa manteve o melhor desempenho. Os Estados Unidos, Itália e Argentina foram os países mais visitados, com Orlando, Buenos Aires e um empate entre Lisboa, Roma e Punta Cana liderando entre as cidades. As atrações internacionais mais vendidas foram Walt Disney World e Universal Orlando.
Perfil das Viagens e Formas de Pagamento
Em 2023, os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os preferidos para viagens domésticas, enquanto viagens internacionais de longa duração (mais de 10 dias) foram as mais escolhidas. As experiências completas, que incluem transporte e hospedagem, representaram 28,44% das vendas, seguidas pela venda de hospedagem isolada (24,03%), pacotes terrestres completos (17,22%) e cruzeiros (13,78%).
O pagamento predominante foi via cartão de crédito (65,51%), seguido por transferência bancária/Pix (18,46%) e boleto bancário (8,31%). Vendas parceladas entre 5 e 10 vezes representaram 49%, enquanto 29% das vendas foram à vista.
Esses dados, revelam que as viagens de lazer comercializadas pelas associadas BRAZTOA estão em expansão, refletindo não apenas crescimento, mas também a capacidade de desenvolvimento, diversificação e ampliação da cartela de produtos. Além disso, mostram que nossas operadoras continuam cumprindo sua missão de conectar os viajantes às experiências únicas e autênticas em todo o mundo, revelando novas possibilidades, criando novos desejos e oferecendo um mundo a ser descoberto, mesmo em meio a inúmeros desafios, que vão desde um mercado com margens de lucratividade reduzidas, até o fato de ter que lidar com leis, regulamentações que nem sempre favorecem um ambiente de negócios saudável e competitivo, além de custos crescentes.
Marina Figueiredo – Presidente executiva da BRAZTOA
Inovações e Aniversário da BRAZTOA
Como parte das celebrações dos 35 anos da BRAZTOA, a entidade introduziu a inteligência artificial em seu anuário, em parceria com a GOL Labs. A novidade oferece uma experiência interativa e personalizada para os usuários, permitindo análises e comparações detalhadas dos dados.
A versão completa do Anuário Braztoa 2024 e o Anuário Inteligente Braztoa estão disponíveis no site www.braztoa.com.br, acessíveis pelo chatbot “Dora”.