Videoconferência ministrada por especialistas teve como foco dados da semana que passou
A OAG apresentou os números dramáticos que mostram como o Coronavírus está atingindo as companhias aéreas em todo mundo. Vale saber que a OAG – Official Aviation Guide é uma das mais antigas e respeitadas agências globais de inteligência, que tem como objetivo oferecer informação precisa e relevante sobre a Indústria da Aviação Civil.
Na semana passada a OAG apresentou, durante uma videoconferência, dados pontuais sobre as consequências da Pandemia de Coronavírus no setor. Participaram do painel, John Grant, Analista Senior da OAG + Zheng Lei, Professor do Institute for Aviation Research + Bredan Sobie, da consultoria Sobie Aviation + a moderadora, Deirdre Fulton, da MIDAS Aviation + Rothna Begum, Director of Data da OAG.
Obviamente os resultados são dramáticos e inéditos. A Reportagem Travel3 separou apenas os mais relevantes para compartilhar com você. Os participantes fizeram questão de ressaltar que são dados relativos à última semana (22 a 28 de março), já que o Coronavírus tem mudado diariamente o quadro da economia global e, consequentemente da Indústria do Turismo e da Indústria da Aviação.
Segundo os participantes da videoconferência da OAG, numa estimativa modesta, a aviação civil tem até agora um prejuízo de US$ 252 bilhões para administrar. O valor equivale a 44% do ganho anual do setor.
OAG apresentou um panorama com os números da última semana
Já o panorama da aviação civil em cada região ou continente segue exatamente o caminho de contágio que o Coronavírus tem percorrido, caminho que pode ser descrito como uma onda, ou, melhor dizendo, um tsunami de proporções jamais imaginadas. Comparado ao mesmo período do ano passado, a quantidade de voos, na Europa caiu 60%, o equivalente a aproximadamente 92.000 voos – a menos. No Oriente Médio a redução foi de 45%, causando um impacto também de grandes proporções.
Enquanto o pico deste tsunami chegou à Europa e caminha agora em direção à América, na Ásia, tudo indica que a gigantesca onda de contaminação já enfraqueceu. Tanto que os gráficos da aviação, na China, começam a traçar, novamente uma linha ascendente.
Os especialistas da aviação acreditam numa recuperação do setor, mas afirmam que algumas companhias aéreas infelizmente não resistirão.