• Fale Conosco
quinta-feira, 16 outubro, 2025
Travel3
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
Travel3
No Result
View All Result
Home Acontece no Turismo Negócios

O Coronavírus e o futuro da Aviação Civil

Avião preto e branco
(Foto: Divulgação)

No ar param as dúvidas de como as companhias aéreas recomeçarão suas operações

Caro leitor, nem você, eu, ou ninguém neste planeta, jamais imaginou que, um dia, todas as companhias aéreas iriam parar de voar. Neste realidade disruptiva na qual o Coronavírus nos colocou, a Aviação Civil está literalmente no chão e o mesmo acontece com os seus balanços financeiros. A única coisa que sobrevoa as nossas cabeças, hoje, é a pergunta:

Como as companhias aéreas farão para reiniciar seus negócios?

Os especialistas do setor também não param de pensar em quando e de que maneira se dará o início das operações aéreas. A verdade é que não há uma resposta única para esta pergunta, pois existe um sem número de variáveis, como sempre acontece quando tratamos de temas relacionados ao Coronavírus.

Para começar cada governo de cada país do mundo está numa fase diferente da Pandemia. Ainda assim, quando os espaços aéreos internacionais forem reabertos, certamente haverá uma série de novas regulamentações mundiais. Será uma tarefa hercúlea colocar todas as companhias do mundo e seus respectivos governos sob uma mesma cartilha. O que temos visto mundo afora são governos seguindo diferentes modelos de combate ao vírus. Se eles não são similares, ou seja, se cada país acredita em um modelo diferente, outra dúvida é:

Como chegar a uma única regulamentação para as companhias aéreas de distintos países?

Digamos, porém, que finalmente se chegou a um consenso. Uma das novas regulamentações pode ditar, por exemplo que enquanto não houver uma vacina para o Coronavírus, os aviões não poderão voar com a capacidade máxima de passageiros. Será preciso criar um espaço de segurança, uma distância entre cada pessoa, dentro dos voos. Talvez, nesse caso, as companhias aéreas decidam não ocupar suas poltronas do meio. Neste caso, o voo continuará a ser viável para as empresas aéreas? E se não for, as tarifas ficarão mais caras?

RCD 2025 Outubro Desk HRPunCana

O Coronavírus e a retomada dos voos

Quando o assunto é a retomada da aviação civil mundial, pós-pandemia do Coronavírus, as previsões mostram que o pontapé inicial se dará com o reinício das rotas domésticas. Desta maneira, países como os Estados Unidos, a China e até mesmo o Canadá e o Brasil, por exemplo, países que têm um grande mercado interno começarão a se estruturar. Enquanto isso, as companhias aéreas europeias vão demorar mais para iniciar uma recuperação financeiras, afinal, seus mercados domésticos são relativamente pequenos e elas precisarão que as fronteiras internacionais estejam abertas, para começar efetivamente a sair do prejuízo.

Um outro fator, bem específico, é o mecânico, leigamente falando. Quando uma aeronave fica parada por um tempo, antes de começar a operar novamente ela precisa fazer, digamos, um check-up e passar por um protocolo de procedimentos internacionais para poder receber um certificado autorizando-a a voar. O mesmo acontece com a tripulação das companhias. Na prática, quando as restrições de isolamento social a aviação civil praticamente precisará começar do zero. Não podemos esquecer dos aeroportos que passarão a ter novos regulamentos. Um bom exemplo é a nova regra já em vigor, nos Estados Unidos, que aumentou o limite de líquidos levados na bagagem de mão. A partir de agora cada pessoa pode embarcar com cerca de 350 ml de desinfetantes líquidos. Outra dúvida importante será:

Diversa Africa Desk

Como saber se o passageiro ao seu lado é ou não portador do Coronavírus?

Os governos em todo o mundo já pensam em iniciar, talvez em junho, a retomada da economia em seus respectivos países. Para isso, o mais importante é que a curva de infecções comece a mostrar claramente uma queda consistente. Ao mesmo tempo, a indústria da aviação civil tem se reunido para debater como serão os novos procedimentos de segurança nos aeroportos e a bordo dos voos. Como algumas pessoas infectadas pelo Coronavírus não apresentam qualquer sintoma, mas ainda assim, são capazes de contaminar outras pessoas, uma das grandes dúvidas será: antes de embarcar os passageiros precisarão fazer um exame para comprovar o seu estado de saúde?

E a responsabilidade da aplicação deste exame será dos aeroportos ou das companhias aéreas?

A Emirates foi a primeira companhia aérea a tomar a iniciativa de fazer um exame de sangue com cada um dos seus passageiros, antes dos procedimentos de embarque. Ela adquiriu a tecnologia para administrar testes com resultados bem rápidos, realizados no Aeroporto Internacional de Dubai. Basta uma simples picada no dedo e o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos.

A ideia da companhia dos Emirados Árabes é expandir os exames de sangue para verificar a infecção por Coronavírus nos voos para os países que exigem que os viajantes sejam rastreados e apresentem um quadro clínico no desembarque. Talvez este seja um procedimento que possa ser adotado por outras companhias, quando o espaço aéreo internacional for liberado. O uso de máscaras certamente será mandatório, em todas elas.

ShareTweetSharePin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

revistatravel3

@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
Link na bio

Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
Já salva essa dica porque é boa! O Residence Inn Já salva essa dica porque é boa!
O Residence Inn by Marriott @residenceinnplayadelcarmen foi mais um hotel que visitei na Riviera Maya e que indico para quem busca praticidade sem abrir mão do conforto.

Com unidades em Cancún, Playa del Carmen e Mérida, a marca oferece suítes amplas, com cozinha moderna e totalmente equipada, perfeitas para quem gosta de preparar suas próprias refeições.
No lobby, um mini market garante conveniência para emergências de última hora.

Além disso, o hotel conta com academia bem equipada e um rooftop agradável, com bar e piscina, ideal para relaxar depois de um dia intenso de passeios ou trabalho.

É a opção perfeita para famílias, viajantes de negócios ou quem planeja uma temporada mais longa no México, com a liberdade de um apartamento e o cuidado e segurança da hospitalidade Marriott.
•
#rcdhotels #travel3 #residenceinnmarriott #playadelcarmen #cancun #merida #famfest #famfestlatam @rougecomunicacao @famfestlatam
Siga no Instagram
[Valid RSS]
  • Fale Conosco

© 2022 Travel3

No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende

© 2022 Travel3

Este website utiliza cookies. Para continuar navegando você precisa concordar com nossas políticas de privacidade.