Rede promete inovação e exclusividade, e renasce com nova estratégia
Criada pela Hotelaria Brasil em 2016 como uma rede de hotéis econômicos com conceito lifestyle, a Unna Hospitality renasce com nova estratégia mirando em um horizonte mais alongado e focado em soluções para a hotelaria independente.
Com o início da pandemia em 2020 os planos da companhia foram adiados e retomados em 2021 com a formação de uma equipe interna e a contratação da consultoria da Gabriela Otto para reavaliar o plano de negócios da Unna.
Com a chegada da Karol Garrett para atuar à frente da marca, a Unna ganhou sua versão final que agora é apresentada ao mercado para construir um ambiente de negócios mais inovador e exclusivo.
Foi criado um ecossistema de inovação que vai reger todas as entregas aos hotéis para que não sejamos só mais um player no mercado e sim a melhor solução para hoteleiros independentes no Brasil.
Vamos replicar alguns dos projetos bem sucedidos na Hotelaria Brasil na área Operacional, também para os hotéis Unna, ajudando os hotéis a fazer uma gestão mais eficiente e focada em distribuir maiores lucros aos investidores e donos de hotéis.
Temos projetos para gestão de custos nos hotéis, programa de fidelidade que já está 100% pronto e ademais, o hotel pode contratar por meio dos nossos serviços pay per use, treinamentos por meio da nossa Universidade corporativa com um bom acervo de treinamentos e guias operacionais.
Vamos também ajudar os empreendimentos em seus processos de transformação digital dentre outros.
Queremos oferecer ao mercado uma forma de gestão mais acessível, prática e eficiente, somos especialistas quando o assunto é hotelaria e hospitalidade.
Karol Garrett – Head de Inovação
Modelo de negócio
Nos últimos 2 anos, a Unna pôde observar as necessidades do mercado de hotelaria independente no Brasil, bem como analisar as oportunidades de expansão.
Para a companhia, uma das maiores constatações foi que uma das maiores dificuldades do segmento é saber vender bem o seu produto por meio dos canais adequados, pelo melhor preço aplicável, sem deixar de lado aspectos importantes do dia a dia da operação hoteleira.
O modelo de negócio envolve um ecossistema de tecnologia, administrado via parceiros estratégicos com algumas das melhores tecnologias do mercado, equipe especializada com experiência de campo e a gestão prática das principais áreas estratégicas de um hotel.
Karol cita que a companhia possui equipe comercial em mais de 6 localidades, de modo a cobrir as principais praças estratégicas no Brasil. Além disso, a Unna Hospitality irá investir também em melhorar a marca institucional dos hotéis a nível internacional.
Gerando maior força aos hoteleiros vamos operar nas áreas de distribuição, e-commerce e revenue management usando inteligência artificial para otimizar processos de flutuação tarifária, além de trazer manuais operacionais aos hotéis e apoios em treinamentos in company. Tendo como um dos pilares o conceito de inovação, criamos o selo UNNICO que ajudará os hotéis a mapear e comunicar suas práticas de ESG.
Noto que hoje quando falamos com um hoteleiro independente sobre ESG, muitos não sabem nem por onde começar e queremos ser o ponto de partida para ajudá-los. Vamos trabalhar de acordo as 17 ODS globais ajudando os hoteleiros a identificar e construir planejamentos anuais de avanços nas práticas de sustentabilidade dentro dos seus empreendimentos.
Ainda no quesito inovação, fizemos uma parceria com a Great Place to Work para ajudar os hotéis a melhorar seu posicionamento institucional dentro e fora do hotel. Certificar-se para obter o selo não é algo tão simples, envolve planejamento, execução organizada de algumas práticas operacionais e muitas vezes mudança de cultura no quesito gestão de pessoas e a Unna vai entrar também para ajudar os hotéis. Nosso posicionamento no mercado está muito claro, somos uma empresa com DNA hoteleiro e trazemos a expertise do grupo HB nas práticas de gestão aliadas ao conceito Hotel Tech para trazer mais Tecnologia e Inovação aos hotéis.
Karol Garrett – Head de Inovação
Expansão
A princípio, a marca operará em hubs estratégicos e depois serão avaliadas novas praças para expandir – mas, segundo a companhia, com muita cautela e sempre zelando pela política de trazer bons resultados aos investidores e donos dos hotéis.
O processo de inclusão dos hotéis passa por uma fase inicial de homologação de padrões mínimos e, desde o inicio, vamos guiar os hotéis sobre aspectos importantes da operação, que caso não estejam em conformidade, poderão se adequar e obter o selo by Unna.
Karol Garrett – Head de Inovação
Mais informações: parcerias@unnahoteis.com.br.