Cidades mineiras promovem eventos e workshops sobre a bebida
Minas Gerais sediará eventos presenciais e online durante a Semana da Cultura do Chá no Brasil, entre 29 de julho e 4 de agosto. Sete marcas e profissionais do setor conduzirão workshops, cursos, promoções e degustações, abertos ao público geral, nos formatos digital e presencial.
Belo Horizonte, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Uberlândia e Caeté são as cidades mineiras com atividades confirmadas na extensa programação do evento. Em Minas Gerais, as marcas participantes são: Tea Shop Mercado de Origem (Belo Horizonte); Lascaux Chocolates Rústicos (Poços de Caldas); Contochá (Juiz de Fora); Chá Brasil ( Uberlândia); Xícara Rasa (Uberlândia); Laura Faceroli (Juiz de Fora); Bistrô e Casa de Chá Marrege (Caeté).
A cultura do chá em Minas Gerais
O chá, derivado da planta Camellia sinensis, ganha popularidade nas cafeterias mineiras. Além de ser consumido puro, é utilizado em drinks, smoothies, lattes, sobremesas, pratos salgados e harmonizações.
Eneida Ribeiro, coordenadora da Semana do Chá em Minas Gerais, destaca a crescente aceitação do chá no estado, tradicionalmente conhecido pelo consumo de café. Ela observa que os mineiros estão incorporando o chá em suas rotinas, buscando alternativas saudáveis e diversificadas.
“O mineiro, como todos sabem é cafezeiro. Mas, aos poucos estão se achegando ao chá e abrindo as portas para a bebida na sua rotina. Seja o chá especial ou infusão, o importante é que a crença de que chá é somente ‘remédio’ vem dando lugar a um hábito saudável”, diz Eneida.
Ainda segundo com a coordenadora, o mercado de chás em Minas Gerais vem sendo impulsionado por tendências de saúde e bem-estar, e está trilhando um caminho promissor. “A diversificação de produtos e a adaptação às preferências locais são fundamentais para o sucesso. Estratégica de marketing eficazes, combinadas com parcerias e uma oferta diversificada, podem consolidar uma posição forte nesse mercado”.
A Semana da Cultura do Chá no Brasil, em sua segunda edição, visa educar e formar um público crítico e consciente sobre os diferentes tipos e formas de preparo do chá. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Chá (AbChá) e reúne apaixonados pela bebida e empreendedores do setor em diversos estados brasileiros.
Dados da Euromonitor International indicam um crescimento de 25% no consumo de chá e infusões no Brasil entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial. Este crescimento reflete um interesse crescente pela bebida no país.
Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais, localizados no Vale do Ribeira, em São Paulo, pólo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.
As atividades detalhadas em Minas Gerais serão divulgadas em breve no site oficial: semanadocha.com.br.
O evento busca consolidar o chá como uma tendência de consumo e fortalecer o mercado, valorizando produtos de qualidade e incentivando a adoção de novos hábitos entre os brasileiros.