Pavilhão do estado ficou lotado de visitantes durante os 3 dias do evento
De 3 a 5 de abril a WTM Latin America movimentou o trade turístico da América Latina ao reunir, no Expo Center Norte, em São Paulo, as empresas e os personagens essenciais para o turismo nacional e internacional. É incontestável a importância do evento que há 10 anos oferece oportunidades de networking e criação de novos negócios para trabalhadores do setor. E um fato que chamou a atenção da imprensa especializada, dos expositores e dos visitantes em geral, foi o destaque que a participação de Minas Gerais alcançou este ano, com seu estande, presenças e ofertas de produtos e destinos.
O grande pavilhão do estado, com cerca de 200 m², apresentou movimentação intensa e ininterrupta nos 3 dias do evento. Todos comentavam a beleza das instalações, bem diferenciada das demais, por ser um ambiente todo branco.
O elegante monocromático das paredes, móveis, detalhes e decoração do estande contrastava com as deslumbrantes peças da exposição “Joias da Mineiridade“, que adornavam o espaço e impressionavam os visitantes. Não era incomum ouvir comentários de admiração quando as pessoas passavam por ali.
O entusiasmo dos visitantes não poderia ser diferente. A concepção do espaço foi idealizada por dois talentosos profissionais de Minas Gerais: o renomado arquiteto Gustavo Penna e o premiado designer Gustavo Greco, que estiveram presentes no primeiro dia do evento e receberam elogios e parabéns pelo excelente projeto e execução.
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema discursa na abertura e participa de + solenidades na WTM Latin America
Apesar de Minas Gerais integrar o quadro dos participantes da WTM Latin America há anos, esta edição foi a 1ª em que um Governador do Estado esteve presente ao evento.
Romeu Zema chegou ao Expo Center Norte para participar da cerimônia de abertura, que aconteceu na manhã do dia 03/04. Ao lado de autoridades – dentre elas Daniel Zanetti, Diretor da WTM Latin America; Vasyl Zhygalo, diretor de Portfólio Global dos Eventos WTM e IBTM; Fábio Mitidieri, Governador do Estado de Sergipe; Ricardo Nunes, Prefeito da cidade de São Paulo; Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, que representou o Governador Tarcísio de Freitas e Marcelo Freixo, Presidente da Embratur – Romeu Zema discursou aos presentes.
O Governador destacou o impacto da pandemia no setor turístico de Minas Gerais, que levou ao fechamento de muitos hotéis e serviços. No entanto, ressaltou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, destacando a diversidade cultural, histórica e gastronômica do estado. E ressaltou que o turismo veio renascendo entre 2021 e 2022 e pode ter um papel importante na geração de empregos no Estado. Além disso, o Governador afirmou que o turismo é um setor relevante para a economia de Minas Gerais, e enfatizou que o Estado é considerado o mais seguro do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
Somos o Estado brasileiro com o maior número de Cidades Históricas, o maior número de Estâncias Hidrominerais, e um potencial turístico enorme. Temos que apoiar essa atividade, já que qualquer número apresentado demonstra que o Turismo é um setor subexplorado no Brasil. Países muito menores recebem uma quantidade de turistas muito maior que o Brasil recebe. Temos ainda uma longa tarefa, uma longa missão a fazer em termos de Estado e também de País para atrairmos mais turistas. Um ponto em que Minas Gerais se destaca é que somos, hoje, o estado mais seguro do Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça. Isso faz com que o turista se sinta confortável conosco. Temos feito a nossa lição de casa, e, no que depender do Estado, vamos alcançar as metas, fazendo investimentos e melhorias necessárias também no setor privado.
Romeu Zema – Governador do Estado de Minas Gerais
Acordo assinado com a CVC Corp visa a promoção turística de MG
Na tarde do dia 3, o Governador Romeu Zema participou de uma solenidade no estande de Minas Gerais, para celebrar a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo de MG e a CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina. A assinatura teve como objetivo promover a cooperação técnica e esforços entre as instituições, visando o apoio à promoção turística e comercialização do Destino Minas Gerais, com destaque especial para as Cidades Históricas de Minas.
Presentes para a assinatura do documento estavam, além do Governador, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de MG, Leônidas Oliveira; Ângelo Oswaldo, Presidente da Associação Mineira das Cidades Históricas e Prefeito de Ouro Preto, e executivos da CVC Corp, representados pelo diretor de Produtos e Operações, Fabio Mader, pela diretora de Alianças Estratégicas, Jeanine Pires, e pelo diretor de Produtos Nacionais, Bruno Heleno.
Leônidas Oliveira saudou os presentes e o Governador Zema: “É a 1ª vez que um Governador de Minas Gerais vem à maior Feira de turismo da América Latina, a WTM. Isso representa o que o turismo tem sido no Estado de MG: uma verdadeira Política de Estado!“. O secretário ressaltou a importância do momento atual para o turismo e enfatizou os números expressivos na geração de empregos que o setor fomenta em MG, bem como a importância do alinhamento da cultura + turismo no Estado.
A cultura tem sido responsável pela atração de 50% dos turistas que chegam a MG. Minas é um Estado Cultural, e um lugar onde a cultura é o grande fator de atração de pessoas. Isso só pode significar que somos um povo que respeita as diferenças, um povo que, na nossa bandeira, celebra a liberdade. A liberdade mora em Minas, vem para Minas, esse é o nosso slogan!
Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Em nome da CVC Corp, Fábio Mader afirmou o empenho da empresa na consagração do acordo. Segundo ele, “Nossas 1.100 lojas da CVC espalhadas pelo Brasil todo e mais de 10 mil agentes de viagens parceiros farão todos os esforços para vender cada vez mais os destinos de Minas Gerais, que carregam história, gastronomia e muito potencial turístico”.
Convidados e visitantes apreciam a culinária mineira no estande de Minas Gerais
Durante os dois primeiros dias da WTM Latin America 2023, 15.994 pessoas visitaram o evento, incluindo inúmeras personalidades do setor de turismo que marcaram presença no estande de Minas Gerais. Entre elas, a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro; Dona Orlanda Conceição Silva, primeira presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito, de Poços de Caldas; o Deputado Estadual de MG, Professor Cleiton; a presidente do Servas e 1ª Dama de Minas Gerais, Christiana Renault, idealizadora da exposição de artesanato; o Presidente do Sebrae Minas e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH, Marcelo de Souza e Silva; e a Diretora da Travel Next, Aline Glaeser.
Aquilo que estiver ao nosso alcance será feito, estamos dando mais um passo aqui na WTM Latin America.
Romeu Zema, Governador de Minas Gerais
Os visitantes do estande de Minas Gerais foram agraciados com os deliciosos atrativos da culinária regional, preparados por representantes dos mercados Novo e Central de BH, que ofereceram os produtos típicos de MG, como queijos artesanais, bolos, broas, cafés, azeites e a tradicional cachaça mineira.
Muitas reuniões do setor turístico foram agendadas para ocorrer no espaço de Minas Gerais. Afinal, quem poderia resistir ao café coado na hora, ao incomparável pão de queijo e à broa de fubá recém-saída do forno, tudo isso acompanhado pela autêntica e genuína hospitalidade mineira?
Durante os três dias do evento, o espaço de Minas Gerais foi muito concorrido, valorizando a cultura, história, arte e gastronomia da região. Confesso que, como mineira e com a Travel3 atuando como media partner da WTM Latin America pelo décimo ano consecutivo, fiquei extremamente orgulhosa de ver todas essas ações e mobilizações voltadas para nossa Minas Gerais!