Agência transforma sonhos em realidade ao longo de sua jornada
Há trinta anos, a MAPPA Turismo deu seus primeiros passos em Belo Horizonte, impulsionada pelo sonho de Hugo Picchioni e Cristiana Gouthier. Em meados dos anos 1990, os dois jovens empreendedores sonharam e traçaram juntos um caminho.
Nesse mapa feito a quatro mãos, eles seguiram as coordenadas do encantamento junto à excelência, e agora estão comemorando três décadas da MAPPA.
Desde o início, o objetivo da agência era oferecer aos seus clientes experiências que estivessem além das desejadas. A empresa, que começou com uma pequena loja, se tornou uma grife para os consumidores de viagens e um ícone de sucesso para o mercado de turismo brasileiro.
É claro que uma jornada de 30 anos passa por momentos marcantes, sejam eles de celebrações, desafios, superações e inovações. E essa história fica ainda melhor quando contada pelos próprios Hugo e Cris.
O Início de uma Parceria
Hugo e Cris se conheceram na adolescência, no mesmo colégio. A conexão entre eles se fortaleceu quando Hugo se casou com a irmã de Cris, tornando-se parte da mesma família.
Em 1994, Hugo, com experiência no setor corporativo, e Cris, psicóloga e professora de inglês com vivência internacional, decidiram criar uma agência de viagens focada em detalhes personalizados e excelência no atendimento: a MAPPA.
Caroline Tonaco: Como surgiu a ideia de criar uma agência de viagens ?
Hugo Picchioni: “Era a época do Plano Real. Pesquisei várias áreas e me empolguei com a ideia de criar uma agência de viagens. A Cris era professora de inglês e tinha experiência como viajante, ou seja, era a pessoa perfeita para embarcar nesse desafio comigo.”
Cris Gouthier: “Estávamos vivendo um momento de transição. Eu tinha passado um tempo na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, trabalhando e conhecendo as culturas diversas. Apesar de nenhum de nós ter experiência direta no ramo, decidimos seguir em frente com muita determinação e aprendizado, mas também com nossos próprios conceitos de como criar um negócio diferente e inovador.”
Hugo : “E assim abrimos a MAPPA, inicialmente com uma equipe bem enxuta e um modelo de negócio que atendia tanto viagens de lazer quanto demandas corporativas.”
Cris: “Dividimos bem nossas funções desde o início. O Hugo cuidou dos relacionamentos com empresas e fornecedores, enquanto eu foquei no lazer. Esse modus-operandi foi fundamental para o negócio e só fez crescer a nossa parceria”.
O caminho do sucesso
A primeira grande transformação ocorreu em 1998, com a aquisição de uma loja maior na Savassi. Em 2001, a mudança para o novo endereço, com projeto personalizado, consolidou a MAPPA no mercado.
“A inauguração da nova sede foi um marco. A fachada imponente de 6 metros simbolizava a qualidade e a seriedade que sempre pautaram nosso trabalho”, relembra Hugo, enfatizando o impacto positivo dessa transição.
Como a parceria entre Hugo e Cris se fortaleceu ao longo do tempo?
Hugo: De lá para cá nossa empresa evoluiu muito. Tivemos um segmento corporativo importante mas decidimos focar no lazer a partir de uma decisão estratégica do negócio.
Ainda atendemos empresas que são dos nossos clientes de lazer que fazem questão do nosso atendimento, e isso é muito gratificante . Nossos clientes valorizam o serviço personalizado que oferecemos”.
Pilares de Ética e Relacionamento
Quais são os pilares que sustentam o sucesso da MAPPA ao longo dos anos?
Para a MAPPA, a ética não é apenas um princípio, mas uma prática constante, refletida em todas as relações, seja com fornecedores ou com a equipe.
“Desde o início, eu e Cris criamos uma empresa onde sempre depositamos o maior valor na ética. Adotamos uma postura de transparência e responsabilidade. Tudo o que recebemos é compartilhado com a nossa equipe”, afirma Hugo.
Cris complementa: “Sim, além de cuidar da ética nas relações externas, damos a máxima atenção ao desenvolvimento da nossa equipe. Incentivamos o crescimento profissional de cada um com viagens para adquirir experiências. O bem mais precioso que temos é o conhecimento, é o poder transmitir informações ao cliente após já termos vivido a experiência. Assim, criamos um ambiente de confiança mútua, o que fortalece nossa parceria e nossa empresa.”

Encantando Gerações
Como a MAPPA conquistou gerações de clientes?
Segundo Cris, o cuidado com o cliente é um diferencial. “Queremos que cada experiência seja surpreendente e supere as expectativas dos nossos clientes. Escolhemos fornecedores especialistas nos destinos e estamos sempre atentos às particularidades e expectativas de cada viajante, criando um atendimento personalizado. E o cliente se encanta quando percebe que cuidamos de cada detalhe da sua experiência.”
Hugo acrescenta: “Nosso cliente é mimado. Fazemos questão de cuidar de cada detalhe, seja no atendimento, nos mimos durante a viagem ou no hotel, onde já antecipamos as preferências específicas dele. Nosso caderninho de dicas também é um diferencial. Tudo isso reflete a modernidade, a elegância e o valor do serviço que oferecemos.”
Baseado nas experiências de viagens dos pais, a nova geração confia na MAPPA. Às vezes começamos preparando uma viagem de lua de mel para um jovem casal, e com nossa expertise, fazemos com que essa viagem seja perfeita. E a partir dessa experiência, tem início um relacionamento de longo prazo conosco, e seguimos organizando viagens para celebrar aniversários, comemorações familiares e muito mais.
Hugo Picchioni
Superando Desafios
Como a MAPPA enfrentou o desafio da pandemia?
Entre os muitos desafios enfrentados, a pandemia foi um dos mais intensos. “A pandemia foi um divisor de águas. Tivemos que lidar com incertezas extremas. Trabalhamos por vários meses para resolver todas as pendências de nossos clientes com sucesso e avaliando todos os possíveis cenários para o futuro”, relembra Hugo.
Cris: “Nesse período de tantas incertezas, estabelecemos horários de trabalho, mesmo remotamente, para manter a rotina e cuidar da nossa saúde mental.”
“Mas mantivemos a ética e a cabeça erguida, o que foi um diferencial para nós e para nossos clientes”, afirma Hugo.
O fato é que a MAPPA reforçou a confiança de seus clientes. Apesar das dificuldades, manteve sua equipe unida e conseguiu atravessar o período sem contrair dívidas.
Hoje, somos mais resilientes e ainda mais próximos de nossos clientes, que passaram a valorizar ainda mais o papel das agências de viagem. A pandemia destacou a importância do atendimento personalizado e da assistência especializada.
Cristiana Gouthier
Hugo: “Quem sobreviveu ganhou credibilidade. Clientes passaram a valorizar ainda mais o serviço personalizado e a assistência que só uma agência pode oferecer em momentos de crise.”

Celebrando 30 Anos com Emoção
Como a MAPPA escolheu celebrar seus 30 anos de história ?
Ao longo de sua trajetória, a MAPPA sempre celebrou marcos importantes de maneira especial. Para o aniversário de 30 anos, realizado no dia 8 de dezembro no Living Rullus, a festa seguiu o estilo acolhedor que define a empresa.
“Nossa ideia inicial era incluir clientes e fornecedores, mas optamos por algo mais íntimo, no nosso perfil”, explica Cris. Segundo ela, o evento foi marcado por música animada, discursos emocionantes, brindes e prêmios. “Foi tão especial quanto as celebrações de 15 e 25 anos! Foi incrível!”
Além disso, a empresa mantém tradições como a festa de Natal, que reúne famílias de funcionários, e um forte envolvimento em ações solidárias, como o apoio ao Projeto Querubins.
“Há mais de 20 anos, a MAPPA apoia o Projeto Querubins, liderado por Magda Coutinho, através de ações diversas em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Anualmente organizamos um varal de cartinhas em nossa loja para colaborar com um Natal mais feliz para os jovens acolhidos pelo Querubins. Qualquer pessoa pode colaborar, escolhendo uma cartinha para presentear ou até mesmo participando da entrega na instituição”, conta Hugo.
A iniciativa cresceu e passou a envolver não apenas os funcionários, mas também clientes e fornecedores, criando uma verdadeira corrente do bem.
Rebranding: Modernidade e Elegância
O que motivou o recente rebranding da marca?
Em busca de se conectar com novas gerações e transmitir modernidade, a MAPPA investiu recentemente em um rebranding completo. “Queríamos passar leveza e elegância, sem perder nossa essência”, explica Cris. A marca ganhou novas cores, uma tipografia mais leve e até mesmo a palavra “turismo” foi retirada do nome, já que a MAPPA é amplamente reconhecida apenas por este nome.
Ana Maria Freitas, gerente geral da MAPPA e parte do time desde a fundação da agência, destaca que o rebranding traduz a leveza e o acolhimento que caracterizam o atendimento da empresa. “Muitos clientes nos procuram para vivenciar a atmosfera de viajar. Eles saem daqui com um sorriso no rosto, confiantes de que terão uma experiência marcante”, afirma.
A comunicação também evoluiu, com investimentos em um site renovado, presença estratégica nas redes sociais e materiais de papelaria que evidenciam a sofisticação da marca.
Inovação e Tecnologia
De que forma a tecnologia tem impulsionado a evolução da MAPPA nos últimos anos?
De acordo com Hugo, a MAPPA sempre investiu em tecnologia, e opera com tecnologia de ponta, o que permite que qualquer colaborador trabalhe de qualquer lugar do mundo como se estivesse fisicamente na sede.
Sempre atenta às últimas tendências, a empresa agora avança na implementação de ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA) para aprimorar ainda mais seus processos internos. “Estamos em contato com especialistas para implementar ferramentas que tornem o trabalho de nossa equipe ainda mais eficiente”, revela Hugo.
Apesar das inovações, o foco da MAPPA continua sendo a personalização. “Cada viagem é planejada para se adequar ao estilo de vida e propósito de cada viajante, sempre buscando oferecer a cada um deles a oportunidade de explorar o seu mundo, que é único e especial ” diz Cris. Segundo ela, essa abordagem, aliada ao profundo conhecimento da equipe, tem o poder de transformar qualquer viagem em uma experiência memorável.
O Futuro da MAPPA
Hugo e Cris, vocês já mapearam o futuro da MAPPA?
Para eles, o momento atual é o mais emocionante da trajetória da MAPPA. “Estamos rejuvenescendo, modernizando nossa comunicação e investindo em tecnologia, sem perder nosso foco em segurança e personalização”, afirma Hugo. A equipe, composta por 15 colaboradores, compartilha o mesmo entusiasmo pelo futuro.
Segundo Cris, “Investir em lazer e abrir o conhecimento para outras culturas é um dos maiores presentes que alguém pode dar a si mesmo. E nós temos o privilégio de tornar isso possível. A MAPPA é um lugar onde sonhos se tornam realidade!”, conclui.
Com três décadas de história e uma visão bem definida para os próximos anos, a MAPPA se consolida como muito mais do que uma agência de viagens. Ao celebrar seus 30 anos, a empresa renova o compromisso com a inovação e o encantamento, e olha para o futuro com entusiasmo.
Para mais informações, acesse o site da MAPPA.
Uma agência que valoriza as pessoas! Colaboradores, fornecedores e clientes! Muito orgulho de fazer parte dessa família! Parabéns pelos 30 anos de sucesso!
Simplesmente fantástica em atendimento, atenção, segurança e cuidados com o cliente. Parabéns equipe MAPPA TURISMO!!!