Celebre o Dia da Independência e descubra as atrações da cidade
Para quem está em busca de uma alternativa empolgante para celebrar o Dia da Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro, Manaus (AM) surge como uma escolha atraente. Localizada a cerca de 3 horas e meia de avião a partir de São Paulo (SP), esta cidade possui atrações exclusivas para o feriado.
O destaque principal é a 8ª edição do festival de artes integradas Sou Manaus, que ocorre de 5 a 7 de setembro, no entorno do Paço Municipal, no centro histórico da cidade. Este grande evento abrange sete palcos, uma praça de alimentação, uma feira de artesanato, um espaço infantil, um espaço dedicado à moda, uma área de games, e um espaço radical com uma pista de skate, tirolesa e uma roda-gigante emocionante.
No entanto, a grande atração reside nas performances musicais. No dia 5, o público terá a oportunidade de assistir a shows do DJ internacional David Guetta, do casal Zé Felipe e Virgínia, e do roqueiro Humberto Gessinger. No dia seguinte, sobem ao palco nomes como Zeca Pagodinho, MC Kevin O Chris e Marina Sena. O padre Fábio de Melo fará uma apresentação no último dia, encerrando o evento.
Após desfrutar dos espetáculos, os visitantes podem aproveitar o restante do feriado prolongado para explorar os pontos turísticos da cidade. O mais icônico deles é o Teatro Amazonas, uma construção de 1896 com uma imponente fachada neoclássica em tons de rosa. Seu interior abriga uma sala de espetáculos com capacidade para 700 pessoas, decorada com lustres vindos de Veneza, na Itália, e sua cúpula é revestida com 36 mil escamas de cerâmica esmaltada nas cores da bandeira brasileira.
Recomenda-se incluir, pelo menos, mais duas atrações no roteiro. O Palacete Provincial, erguido em 1874, é um belo edifício localizado no centro da cidade, abrigando a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e o Museu de Numismática, com sua impressionante coleção de moedas.
Outra sugestão é visitar o Museu da Amazônia (MUSA), fundado em 2009, um museu a céu aberto localizado em uma reserva florestal no coração da cidade. Este local oferece torres de observação para apreciar a floresta em diferentes alturas, além de exposições e pavilhões que valorizam a cultura indígena.
Juma Ópera, hotel Boutique em Manaus
No entanto, mais importante do que planejar o itinerário é escolher uma hospedagem adequada para garantir uma viagem confortável e agradável. O Juma Ópera, por exemplo, está convenientemente situado em frente ao Teatro Amazonas. Inaugurado em 2020, este hotel boutique oferece 41 acomodações confortáveis e uma série de comodidades, incluindo um bar, academia, rooftop com piscina, spa com jacuzzi e sauna.
Vale destacar que o complexo também abriga o aclamado Restaurante Ópera, cujo menu, assinado pela chef Sofia Bendelak, combina pratos contemporâneos com elementos da gastronomia amazonense.
Para os viajantes mais aventureiros, a opção de explorar a selva amazônica está disponível. Localizado em Autazes, a apenas três horas de Manaus, o Juma Amazon Lodge oferece 19 bangalôs construídos sobre palafitas na copa das árvores. A infraestrutura inclui uma piscina de rio, um restaurante, um redário, uma torre de observação no coração da floresta e um museu repleto de informações sobre a Amazônia. Além disso, a equipe do hotel organiza passeios pela região com guias especializados.