Rede hoteleira investe em expansão, eventos estratégicos e segue fortalecida no mercado de luxo
A RCD Hotels inicia 2025 com grandes iniciativas para fortalecer ainda mais sua presença no mercado de hotelaria de luxo. Com empreendimentos no México, Estados Unidos e Caribe, a rede segue investindo em crescimento, renovação de propriedades e eventos estratégicos.
Conversei na tarde na última sexta-feira, 7/3, com Leonel Reyes, diretor da rede hoteleira para a América Latina, que compartilhou com a Travel3 detalhes sobre os resultados de 2024, as novidades para este ano e as iniciativas que reforçam a posição do grupo no setor.
Confira os principais tópicos da nossa conversa:

Crescimento expressivo e potencial do segmento de luxo
O ano de 2024 foi positivo para a RCD Hotels, com crescimento significativo e uma taxa de ocupação elevada em suas propriedades. Segundo Reyes, os números refletem a força do segmento de luxo e a aposta da rede em experiências diferenciadas.
Estamos muito satisfeitos com os resultados que temos alcançado. A RCD registrou um crescimento de 16% em relação a 2023, um avanço expressivo para este momento. Esse desempenho reforça nossa confiança no potencial do segmento de luxo, que abrange viagens de lazer, incentivo e casamentos. Continuamos apostando no trabalho que a RCD e toda a nossa equipe vem realizando, pois acreditamos que estamos no caminho certo.
Leonel Reyes
O início de 2025 também já apresenta resultados significativos para a RCD Hotels, com um crescimento próximo de 10% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Segundo Leonel,
“esse avanço é impulsionado, principalmente, pelo segmento de lazer, que segue aquecido nesses primeiros três meses, enquanto o corporativo tende a definir suas viagens um pouco mais adiante”.

Roadshow Latam Unidos no Destino
Uma das novidades para 2025 é o roadshow LATAM UNIDOS NO DESTINO, que levará a experiência da RCD Hotels para agentes de viagens e operadores de sete países da América Latina.
A ação, que terá início esta semana na Argentina e na próxima estará no Brasil, ainda passará pela Colômbia, Peru, Paraguai, Chile e Guatemala. Ela tem como objetivo reforçar a visibilidade da rede e impulsionar a participação de agentes de viagens no Fam Fest Latam 2025.
Leonel ReyesEstamos promovendo o roadshow Latam Unidos em sete países, e em cada um deles reuniremos agentes de viagem locais para apresentar nossas propriedades e novidades de todos os segmentos, desde lazer e corporativo até eventos e casamentos. Nossa meta é alcançar quase 500 agentes ao longo das visitas e reforçar a importância do cadastramento e das vendas para o Fam Fest Latam 2025. Essa ação é uma prévia, um verdadeiro aquecimento para o Fam Fest Latam!
A etapa Brasil do roadshow acontecerá em São Paulo, onde o coquetel de lançamento do Fam Fest Latam 2025 está marcado para o dia 20/03.

Fam Fest Latam 2025
O Fam Fest Latam chega este ano à sua 11ª edição, já consolidado como um dos eventos mais importantes do calendário turístico da América Latina. A iniciativa proporciona uma imersão nos resorts da rede, e permite que agentes de viagens e parceiros vivenciem a autêntica experiência proporcionada pelos hotéis RCD.
Leonel Reyes destaca a importância do evento para a RCD Hotels. Segundo ele,
“O Fam Fest Latam é a principal conexão da RCD com os agentes de viagens. Não se trata apenas de mais um evento. Ao longo do ano, recebemos diversos FamTours organizados por operadoras e agentes interessados em conhecer nossos hotéis.
No entanto, o Fam Fest vai além: é um programa reconhecido internacionalmente, tendo recebido o prêmio excelência na Feira Internacional de Turismo (FITUR) em Madri. Mais do que uma experiência imersiva, o evento cria um ambiente propício para networking e troca de conhecimentos. Contamos com ferramentas que facilitam a comunicação, o que permite que a RCD ouça os agentes e compreenda suas necessidades. Isso fortalece ainda mais essa parceria estratégica.”

Quando questionado sobre a edição de 2025 do Fam Fest Latam, Leonel Reyes manteve o suspense, mas nos adiantou que o evento trará uma mensagem marcante. Segundo ele, a nova edição pretende reforçar o propósito do turismo e promover um impacto positivo no setor. E completou:
“Posso adiantar que no Fam Fest Latam 2025 os corações serão tocados, e todos lembrarão que nosso trabalho tem um propósito”.

Expansão da RCD Hotels – Vem aí o UNICO 20°105° Hotel Vallarta
Entre as grandes novidades para 2025, está a inauguração do segundo hotel da marca UNICO, o UNICO 20°105° Hotel Vallarta, na Riviera Nayarit. A nova propriedade reforça o plano de expansão da marca UNICO, que começou com o exclusivíssimo Unico 20°87° Riviera Maya, e que já tem mais unidades programadas para o futuro.
Estamos muito felizes porque vamos lançar a segunda propriedade UNICO, dando continuidade ao projeto de expansão. O UNICO 20°105° Hotel Vallarta já está quase finalizado e será inaugurado no final do ano.
Leonel Reyes
Além disso, a RCD Hotels segue investindo na renovação de suas propriedades para manter o diferenciado padrão de qualidade. Isso pode ser comprovado com as renovações aplicadas nos maiores hotéis da rede, o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana e o Hard Rock Hotel Riviera Maya.

Segundo Leonel, esse é um dos principais compromissos da RCD com seus hotéis: preservar sua essência ao longo do tempo.
“Nosso objetivo não é simplesmente operar um hotel e permitir que ele perca sua identidade com os anos. Infelizmente, em muitos casos, após uma década, a experiência, a qualidade e até mesmo a classificação do hotel já não são as mesmas. Para nós, é diferente. Mantemos um padrão de excelência contínuo para garantir que cada propriedade siga oferecendo a melhor experiência aos hóspedes”.

Eventos exclusivos para diferentes públicos
A RCD Hotels também prepara para 2025 eventos especiais para ampliar as opções de entretenimento e experiências para os hóspedes.
No UNICO 20°87° Riviera Maya, o Aura Wellness 2025 acontecerá de 13 a 20 de abril, dando continuidade ao sucesso da edição anterior. A segunda edição do evento proporcionará aos hóspedes uma experiência focada em bem-estar e conexão, para reforçar a proposta do resort em oferecer momentos de relaxamento e equilíbrio em um ambiente sofisticado.

Já o Hard Rock Hotel Riviera Maya receberá, de 21 de julho a 17 de agosto, dois eventos especiais para públicos distintos.
Para as famílias, o Camp Rockaway promete entretenimento com diversas atividades. Recentemente, o hotel inaugurou o Vibe City, um espaço de 3.000 m² com atrações tecnológicas, laser tag, esportes e paredão de escalada. Além disso, já conta com um moderno parque aquático, o Rockaway Bay, que oferece 18 tipos de toboáguas para todas as idades.
No mesmo período, o setor Heaven, área exclusiva para adultos do resort, será palco do Summer Like Heaven, proporcionando uma experiência diferenciada para adultos e casais que buscam lazer em um ambiente reservado.

Perspectivas para o futuro
A RCD Hotels segue otimista para os próximos anos, com um portfólio diversificado e um posicionamento consolidado no setor de luxo.
A RCD oferece muito mais do que all-inclusives e resorts de praia. Queremos ser reconhecidos por um portfólio completo, que atenda diferentes perfis de viajantes. Nosso compromisso é continuar inovando, investindo em capacitação de parceiros e fortalecendo a marca na América Latina.
Leonel Reyes
Em nosso bate-papo, Leonel Reyes mostrou como a RCD Hotels continua investindo em crescimento, inovação e experiências diferenciadas. Com tantas novidades no horizonte, fica claro que a rede segue firme em sua estratégia para se manter como referência no setor de luxo. Certamente, ainda teremos muitas novidades para acompanhar ao longo de 2025!