A Indústria do Turismo jamaicana é hoje o grande gerador de divisas do país
A JAPEX 2019 poderia muito bem ser descrita através da frase abaixo:
O Turismo da Jamaica vive um momento emocionante.
Donovan White – Diretor do Escritório de Turismo da Jamaica
A declaração do diretor do Escritório de Turismo da Jamaica, feita durante coletiva de impressa, deu o tom da JAPEX 2019. A mais importante feira de turismo do país apresentou números extremamente positivos. Em alguns itens houve um crescimento de 2 dígitos, como o da geração de receita. Aliás, hoje, a Indústria do Turismo é o grande gerador econômico da Jamaica.
Bem-vindos a JAPEX 2019
A edição 2019 da JAPEX contou com a presença de 81 buyers e um total de 117 delegados registrados. Recebendo-os estavam 91 marcas fornecedoras, incluindo 220 delegados de destinos, atrações e propriedades hoteleiras. Em 2019 a JAPEX trabalhou para consolidar novos e tradicionais produtos turísticos jamaicanos.
O momento emocionante ao qual se referiu o diretor do Escritório de Turismo da Jamaica, tem a ver com a vocação do país para a atividade de lazer e hospitalidade.
JAPEX 2019 – Os números do turismo jamaicano
De agosto de 2018 a agosto de 2019 a Jamaica recebeu 1,87 milhão de visitantes fazendo escala na ilha, um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Traduzindo em termos de receita, foram US$ 2,39 bilhões de faturamento, com um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com as projeções do Escritório de Turismo da Jamaica, o país receberá até dezembro 2,68 milhões de turistas, um aumento de 8,4% em relação ao ano que passou. A receita total do ano gira em torno dos US$ 3,49 bilhões, um aumento de 12% em relação a 2018.
Somados os turistas – em escala e estadia – são cerca de 4 milhões e meio de visitantes internacionais e um faturamento de quase US$ 6 bilhões.
Cenas da JAPEX 2019
Malha aérea se amplia para criar + conectividade
Voos, rotas e mais frequências estiveram também na pauta das novidades. A estratégica jamaicana é fazer a malha aérea do país ampliar. Companhias aéreas como a American Airlines e Delta Air Lines preparam novas rotas ligando cidades como Nova York + Detroit a Jamaica, para intensificar a entrada de visitantes de um dos mais importantes mercados, o norte-americano.
Já o Reino Unido terá + 1 frequência do voo iniciado em maio, na rota Manchester-Montego Bay, com a companhia aérea Thomas Cook.
No Brasil, a Copa Airlines, sinônimo de férias no Caribe, é também sinônimo de viagem para a Jamaica. A companhia aérea panamenha decola das principais capitais brasileiras sempre com ótimas opções de conectividade para os passageiros que desejam realizar o sonho de visitar as paradisíacas praias jamaicanas.
Abertura de novos hotéis
Novos hotéis, como o recém-inaugurado AC Hotel by Marriot, com 220 habitações e os 57 novos quartos e suítes do Half Moon estão entre os destaques da hotelaria jamaicana. O RIU Ochos Rios será reaberto em breve, totalmente renovado e com + 45 quartos para receber as famílias.
Em novembro de 2019 será inaugurado o Oceans by H10, empreendimento que terá na 1ª fase 500 quartos e, ao final da construção, 1.000 habitações no total. Outra rede famosa no Caribe, a Karisma, prepara um resort com 3.000 quartos. A construção está agendada para ser feita em 3 fases. Na inicial serão construídos 700 quartos.
Aeroporto Vitrine em Montego Bay
Com um investimento para melhorar sua infraestutura, o Sangster International Airport (SIA), de Montego Bay, se transformará em um cartão de visitas e no mais moderno portão de entrada do país.
Close Harbour Beach será a grande atração de 2020
Um parque com excelente infraestrutura, incluindo trilhas para caminhadas e um anfiteatro é a novidade que será entregue aos moradores e visitantes de Montego Bay, em meados de 2020. É aguardar para ver, e visitar.