Internalização com transparência + Diversidade com consistência + criatividade com resiliência fez a empresa e seus parceiros encontrarem na crise, a grande oportunidade
Algumas crises são mais difíceis que outras e, por isso, mais desafiadoras. Os que decidem enfrentá-las são testados na mesma proporção da crise em questão. E a biografia dos bem-sucedidos costuma mostrar que resiliência e criatividade são fatores determinantes para vencê-las. O melhor exemplo de crise de proporções inimagináveis que existe (até agora) é justamente a realidade que você, eu, o mundo inteiro estamos vivendo. Consequentemente, os desafios têm sido radicais.
A Pandemia obrigou a economia mundial entrar em uma espécie de coma induzido para evitar algo mais devastador. O efeito dominó causado pelo fechamento das fronteiras e paralizações mundo afora só pode ser comparado aos tempos da 2ª Guerra Mundial. Nesse cenário distópico, a Indústria do Turismo foi a 1ª a interromper suas atividades.
Logo no início da Pandemia a Reportagem Travel3 entrevistou Arnaldo Franken, o diretor do Grupo Arbo. Ele havia antecipado a transformação da epidemia da COVID-19 em algo maior e começara a traçar um plano para enfrentá-la, antes dela se transformar em Pandemia. Naquele momento ficou claro que crise nenhuma é páreo para os que encontram um Norte para agir. Ao final do nosso bate-papo, deixamos um convite para o empresário retornar para compartilhar com nossos leitores os primeiros resultados das estratégias tomadas pelo grupo.
Assim, a Reportagem Travel3 conversou novamente com Arnaldo Franken, no final da semana passada. Independente de você ser um empresário, trabalhador ou um consumidor do Turismo, talvez as ideias compartilhadas por ele possam também nortear você, nesse caminho longo que temos pela frente. Porque como diz o provérbio, se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se você quer ir longe, vá em grupo.
Reportagem Travel3 – Arnaldo, até esse momento qual a leitura que você e a equipe do Grupo Arbo têm feito dessa crise sem precedentes?
Arnaldo Franken – Essa crise pela qual estamos passando está exigindo de nossa parte, de todo o Grupo Arbo, muita criatividade, resiliência e visão de longo prazo para estabelecermos sinergias vencedoras. Nosso trabalho, desde o começo da crise, tem sido basicamente encontrar no mercado parcerias ganha-ganha. A partir daí o Grupo Arbo tem alinhavado acordos com empresas de turismo, de eventos, de incentivos, de contas correntes corporativas. Nesse modelo de negócio, a prioridade é que cada empresa mantenha suas marcas e seus clientes, mesmo que elas não tenham mais o interesse em tocar a operação ou cuidar dos setores financeiros, administrativo, ou ainda lidar com o risco do negócio. Toda essa parte é assumida pelo Grupo Arbo
Foi essa crise a responsável por alavancar este novo modelo de parceria do Grupo Arbo?
Sim, e o que o Grupo Arbo tem feito é trabalhar em várias frentes para encontrar novos parceiros. Estamos hoje conversando com algumas empresas para juntos implementarmos esse novo modelo de negócios. Nesse momento já podemos anunciar uma importante parceria efetivada. Trata-se da MH Tour, operadora de turismo especializada em destinos de experiência para o público LGBT+.
Como se dará, na prática, essa parceria?
Nós fizemos um acordo com o Marcelo criando dentro do grupo, um projeto de turismo LGBT+, onde a Kompleta operadora multimarcas do Grupo Arbo especializada em turismo de lazer fará um trabalho com a marca que é do Marcelo, para o público que ele atende no Viagens Entre Iguais. A operadora MH Tour está sendo internalizada na Diversa Turismo para atender o público B2B. O Marcelo tem uma carteira corporativa que nós estamos internalizando em uma das nossas agências corporativas, a ADTurismo. Neste modelo de negócios, as 2 empresas se fortalecem para atravessar a crise pela qual estamos passando. A empresa parceira continua mantendo a sua relação comercial, que é o seu maior ativo; o Grupo Arbo amplia a sua atuação no mercado, e os clientes continuam sendo atendidos na fidelização da marca.
Ainda no caso do Marcelo, ele chega trazendo contratos fechados com operadores LGBT+ com os quais ele trabalha pelo mundo. Especificamente para atender aos agentes de viagem, nós criamos dentro da Diversa Turismo um ambiente, uma área chamada Diversidade. O Marcelo estará dentro da Diversa dando todo o suporte e apoio a todas as agências, trabalhando apenas com operadores nacionais e internacionais especializados em produtos LGBT+. Em outras palavras, a Diversidade será uma área específica, que vai operar com fornecedores específicos.
Qual a importância desse modelo de internalização, que amplia os negócios e atuações de ambas as empresas parceiras?
Essa parceria com o Marcelo deixa todos nós muito confiantes. Este é o pontapé inicial. Estamos estruturados de forma muito consistente para atender ao segmento de viagens de lazer LGBT+. Com o Marcelo, a MH Tour e a Viagem Entre Iguais, podemos dizer que temos hoje uma equipe especializada, com 15 anos de experiência.
Tão importante quanto é a transparência do processo, um valor forte em nosso grupo e pelo qual somos conhecidos. Nossos parceiros estão inseridos num processo absolutamente claro, que vai da operação à precificação, com total controle através das nossas ferramentas tecnológicas.
Tanto a Globalis como a Casa do Agente, que pertencem ao nosso grupo, também estão preparadas para atender os profissionais do turismo que perderam espaço no mercado de trabalho nesse período, mas querem seguir na área mantendo sua carteira de clientes.