
Decreto prevê o início da retomada do turismo, mas estabelece restrições e exigências
Em Gramado, acaba de ser publicado o decreto 103/2020, que permite a reabertura de hotéis, parques e museus. No documento, são determinados critérios para o funcionamento dos estabelecimentos em meio à pandemia de Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras de proteção em espaços públicos.
O decreto busca atender a reivindicação da classe hoteleira, sem descuidar das medidas preventivas.
Fedoca Bertolucci – Prefeito de Gramado
Para voltar às atividades, os estabelecimentos devem apresentar um Plano de Contigência aprovado pelo Centro de Operações de Emergência de Gramado. Hotéis + motéis + pousadas poderão receber hóspedes em, no máximo, 50% dos quartos disponíveis. Já em alojamentos compartilhados, como hostels + albergues, as camas deverão estar a uma distância mínima de 3 metros. Por outro lado, atividades de hospedagem transitória na modalidade de aluguel por temporada + camping, continuam suspensas.
Enquanto isso, para reabrir, os parques e afins também deverão respeitar a lotação máxima de 50% da capacidade total. Nesses locais, os indivíduos deverão manter um distanciamento mínimo de 2 metros uns dos outros. Além disso, nas filas de entrada, deverão ser organizadas separações mínimas de 1,5 metro. Também deverá haver prioridade no atendimento a idosos, e comercialização de ingressos, prioritariamente, pela internet.
A retomada às atividades é necessária, pois a saúde da população também depende de fatores sociais e econômicos. E estamos fazendo isso de forma extremamente criteriosa, exigindo uma série de cuidados por parte das empresas.
Francisco Rafael Carniel de Almeida – Secretário de Turismo de Gramado

Lista de medidas de segurança a serem adotadas é extensa
Em Gramado, o decreto 1033/2020 permite reabertura de hotéis, mas reitera o estado de calamidade pública na cidade. Por isso, a lista de exigências de segurança nesses estabelecimentos é extensa. Nesse sentido, deverão permanecer fechados os espaços coletivos das áreas sociais, lazer e conveniência = piscinas + jacuzzis + ofurôs + academias + saunas + brinquedotecas + sala de jogos + salas de cinema + salas de eventos, entre outros.
O decreto também proíbe a oferta de café da manhã no sistema de buffet. A refeição deverá ser servida no quarto do hóspede, ou oferecida a la carte.
Em momentos de check-in e check-out, os hóspedes deverão manter pelo menos 2 metros de distância uns dos outros. Nessas ocasiões, idosos, gestantes, deficientes físicos e doentes crônicos deverão dispor de atendimento preferencial.
Os estabelecimentos também devem manter álcool em gel 70% na entrada, para ser utilizado por hóspedes e colaboradores. E o uso de máscaras continua obrigatório nas áreas de circulação e elevadores.
Com essas medidas, Gramado espera estar preparada para a retomada do turismo. No 2° semestre, já estão programados eventos como o Festival de Cinema + Fórum de Estudos Turísticos + Festival de Gastronomia + Gramado Summit + Festuris + Natal Luz. Além desses, estão sendo remanejados outros 37 eventos.