No evento, executivas comentaram motivos para a postergação e perspectivas para 2021
A WTM LA promoveu uma coletiva de imprensa após o anúncio oficial do adiamento da feira para abril de 2021. Natália Hartmann, gerente de relações públicas do portfólio WTM, conduziu as apresentações da equipe de coordenação da WTM Latin America; da qual fazem parte a Diretora Luciane Leite, a Gerente Comercial Bianca Pizzolito e a Gerente de Marketing Thais Del Ben.
No evento virtual, as executivas comentaram a postergação do evento e os planos para 2021. Segundo Luciane Leite, a decisão de adiar foi dividida com a diretoria internacional da WTM; e a nova data foi definida em comum acordo. A saúde dos organizadores e participantes, além da entrega de bons negócios e retorno dos investimentos feitos pelos clientes foram fatores decisivos para que o adiamento ocorresse.
Hoje, faltando pouco mais de 2 meses para a realização do evento, temos ainda um ambiente bastante incerto, com a contenção da Covid-19 longe do esperado. Com isso, decidimos por uma nova postergação do evento, dessa vez para abril de 2021.
Luciane Leite – Diretora da WTM Latin America
Ainda segundo Luciane, vários fatores contribuíram para o adiamento da data de realização da feira – tais como os protocolos do governo do estado de São Paulo para liberação de eventos do porte da WTM, a restrição de viagens internacionais ainda presente em muitos países, bem como a pesquisa com os clientes e o sentimento de confiança com relação à retomada.
Contato com o mercado é constante
Analisando as relações comerciais com os parceiros e clientes WTM, Bianca Pizzolito ressaltou que o suporte e atendimento é uma prioridade; e esse contato tem se mantido constante desde o início da pandemia.
Assim sentimos a dinâmica do mercado e os impactos nas empresas e destinos. Isso tem nos dado subsídios para reagir de acordo com as necessidades. Temos visto, ainda que de forma tímida e incipiente, uma nuance de retomada de negócios no turismo; e para 2021 os índices são mais animadores.
Bianca Pizzolito – Gerente Comercial da WTM Latin America
Da mesma forma, o contato com visitantes da feira tem se mostrado relevante. Thais Del Ben informou que, por meio de ações de comunicação, tem conduzido de forma próxima esse relacionamento.
Desde abril, numa iniciativa do Portfólio WTM, lançamos a ferramenta WTM Global Hub, onde alimentamos o mercado de forma contínua com informações sobre os nossos clientes, boas práticas no trade e conteúdo relevante.
Foi a maneira que encontramos, logo após o anúncio da postergação do evento, de manter esses clientes e visitantes próximos de nós; e de apoiá-los nesse momento desafiador.
Thais Del Ben – Gerente de Marketing da WTM Latin America
Ainda segundo Thais, a ferramenta WTM Global Hub disponibiliza webinars e podcasts de temas importantes sobre o turismo no Brasil e na América Latina, com a participação de especialistas, autoridades e profissionais do setor.
WTM Virtual
As executivas adiantaram que em novembro será lançada a WTM Virtual, em que as 4 marcas do portfólio WTM – WTM Latina America, WTM Africa, WTM London e ATM – se reunirão em uma plataforma digital para promover interações entre expositores e visitantes + conteúdo de qualidade + informações sobre a cadeia turística + outras atividades.
O time WTM observou ainda que há um otimismo de que a confiança nas viagens seja restaurada até abril do próximo ano; principalmente se a vacina contra a Covid-19 já estiver disponível.
Queremos ser o evento da retomada.
Luciane Leite – Diretora da WTM Latin America