Em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café teve visitação recorde (Fotos: Bruno Lavorato/Divulgação)
Recebendo 17.000 visitantes, que degustaram + de 30.000 cafés, os promotores da Semana Internacional do Café, realizada no final de outubro em Belo Horizonte, fizeram um balanço do evento:
“Foram iniciados R$ 30 milhões em negócios (apurados até o momento), o que representa o incremento de 20% em relação ao ano passado. Trinta mil cafés foram degustados, sendo 1.500 mil somente nas salas de cupping e negócios. Recebemos 40 compradores internacionais, vindos de 16 países diferentes, o que foi fundamental para mostrarmos ao mundo o quanto o nosso café é diferenciado”, disse Caio Fontes, diretor de planejamento da Café Editora.

Para o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, “o Brasil passa por uma mudança de posicionamento, deixando de ser vendedor de commodity para vender a experiência de se beber café”.
A programação incluiu 80 palestras e workshops, 15 sessões de cupping, nos eventos técnicos como o Seminário Internacional DNA Café, o Fórum da Agricultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo.
“Inovação é a palavra da vez quando se fala no panorama atual do café, por isso é tão importante investir em pesquisa, tecnologia e capacitação”, avaliou o diretor da FAEMG, e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura, Breno Mesquita.
Premiações
O produtor que conquistou o título Coffee of the Year 2017 na categoria Arábica, foi Sandra Lelis da Silva, de Araponga, nas Matas de Minas. Sandra é a 1ª mulher a vencer o concurso.
Confira tudo sobre os ganhadores = Clique aqui.
6ª Copa Barista
Com 32 inscritos, o barista Hugo Silva, da IL Barista, de São Paulo, foi o campeão do torneio. Em 2º lugar veio Ton Rodrigues, da True Coffee, também de São Paulo, e, em 3º lugar, Ivan Hayden, da Academia do Café, de Belo Horizonte.