Entre os destaques, representantes de Dubai e Jamaica explicam ações para a reabertura segura
Nesta quarta-feira (11), aconteceu o 2° dia do WTM Latin America, um dos principais eventos de turismo voltado ao público B2B da América Latina. Com participantes do Brasil, América Latina e diversos países do mundo, o evento destacou assuntos como a reabertura de destinos para turistas, tecnologia, sustentabilidade e diversidade.
Destinos reabrem a turistas
O 1° painel de conteúdo do dia recebeu Edmund Barlett, Ministro do Turismo da Jamaica, que ressaltou que o país estabeleceu um comitê de gerenciamento de crise já em janeiro de 2020, bem no início da Covid-19.
Depois disso, segundo o Ministro, a Jamaica seguiu com o desenvolvimento de protocolos e se tornou o 1° país na região a estabelecer um conjunto completo de regulamentação. Atualmente, o país preza por proteção e segurança tanto dos residentes quanto dos visitantes.
Nós estabelecemos todo um sistema de avaliação dos níveis de conformidade dos empreendimentos turísticos em nosso país e demos a eles um certificado sobre a Covid-19, que mostra a todo o mundo que estas empresas são seguras. Portanto, é possível vir e desfrutar de atividades turísticas.
Edmund Barlett – Ministro do Turismo da Jamaica
Dubai também abordou reabertura
Outro destino que abordou a reabertura para turistas foi Dubai. A cidade voltou a receber visitantes há um ano, e já atingiu a imunidade coletiva; sendo assim a 1ª região com mais de 1 milhão de residentes a vacinar 70% da sua população.
Este ano Dubai será sede da Expo 2020 Dubai, uma das maiores exposições do mundo. Mas antes da reabertura, o país passou por um período de restrições intensas.
Passamos por um lockdown completo por quase dois meses. Precisávamos de autorização para sair de casa, e a cada três dias podíamos ir no supermercado ou na farmácia. Depois, a reabertura foi feita de forma gradual. Houve sanitização nas vias públicas no período da noite. Até que fomos um dos primeiros destinos a receber o selo Safe Travels, da Organização Mundial do Turismo.
Cibele Moulin – Gerente de Operações Internacionais para América Latina, Espanha e Portugal da Dubai Turismo
Turismo e diversidade
O 2º dia da WTM Latin America 2021 ainda ofereceu 3 painéis com abordagens voltadas para a diversidade.
No Como atrair o turista LGBTQIA+?, convidados contaram como as empresas estão se preparando para receber esse público que acaba se fidelizando quando é bem atendido e bem tratado.
Já no Aliados pela Diversidade, convidados negros, mulheres e pessoas que lutam para conquistar posições iguais dentro de empresas abordaram as diversas vezes em que se depararam com ambientes pouco diversos, com a presença massiva do estereótipo “homens cis brancos” e quais atitudes têm tomado para que essa situação diminua, ou não ocorra mais no turismo e na sociedade como um todo.
O painel Defesa – Mulheres que possuem suas causas compartilham suas experiências reuniu Bettina Garibaldi, vice-presidente sênior da Ketcham, como moderadora; Gloria Guevara, conselheira especial e ministra do turismo da Arábia Saudita; e Liz Ortiguera, CEO da Pacific Asia Travel Association.
Para elas, a diversidade é algo que está acontecendo nos setores e deve seguir se consolidando a partir da educação. Durante o painel, Liz destacou 3 pontos que considera importantes para essa evolução. Um deles é sobre o empoderamento feminino.
Um dos pontos é como as mulheres estão se empoderando nos últimos anos. Eu oriento e apoio as mulheres que estão próximas, mas não devemos pensar apenas em quem estamos educando, e sim na comunidade como um todo. Isso é algo que podemos expandir.
Liz Ortiguera – CEO da Pacific Asia Travel Association
Tecnologia como aliada
A abordagem sobre tecnologia neste 2° dia de WTM contou com 2 painéis. O 1° deles foi Domine o poder do posicionamento digital no turismo, comandado por Thiago Akira – que é consultor de marketing turístico, professor e palestrante. Akira explicou como se posicionar nas redes sociais e na internet, analisar os concorrentes e, principalmente conhecer e investir no público certo para o produto ou serviço que é comercializado.
Já Carlos Cendra, CMO da Mabrian Technologies, trouxe à tona como os dados podem ser usados a favor das empresas, sendo uma ferramenta que traz informações e pode ser usada para mudar a mentalidade, resultando em uma tomada de decisão assertiva.
Sustentabilidade
Quanto à sustentabilidade, o painel em parceria com a Global Ecotourism Network – GEN – destacou projetos do Brasil, Costa Rica e Chile, que por meio de ações conscientes estão promovendo a regeneração de ecossistemas.
Um dos projetos apresentados foi o do Mico Leão Dourado, que, sediado no estado do Rio de Janeiro, contribui para salvar a espécie em risco de extinção; além de colaborar para a regeneração de parte da mata Atlântica, atualmente com apenas 10% de sua cobertura original.
Outro painel que abordou a sustentabilidade contou com a participação de Cintia Carlotti, gerente de marketing da Costa Cruzeiros; Loraine Ricino, diretora de marketing da GOL Linhas Aéreas; e Antonietta Varslese, vice-presidente sênior de comunicação e relações institucionais e CSR da Accor América do Sul.
As participantes abordaram como as empresas as quais fazem parte estão investindo em ações para a sustentabilidade do planeta e para que o turismo siga ocorrendo de maneira consciente.
Expositores
Presente no 2° dia da WTM Latin America 2021, o Conselho de Turismo da Guatemala – INGUAT – tem trabalhado na criação do Selo de Biossegurança Turística. A certificação consiste em um reconhecimento concedido a diferentes empresas turísticas, tais como hotéis, operadores turísticos, transportes, guias turísticos e agências de viagens, que aplicaram as Diretrizes de Boas Práticas para prevenção da Covid-19 e outras infecções.
A Guatemala está na WTM Latin America Virtual para fortalecer a imagem do destino.
Nosso objetivo é promover, comercializar e consolidar nosso país através da mídia, compradores e organizações de turismo que buscam viver uma experiência única.
Nesses primeiros dias de evento já conseguimos mostrar bastante sobre as particularidades do nosso destino como Antigua, o emblemático sítio arqueológico de Tikal, a cidade de Quetzaltenango e o Lago Atitlán, além da ampla gastronomia que nosso país oferece.
Corey Garrett – Diretor do Caribe e a America Latina no Barbados Tourism Marketing Inc
Reuniões virtuais são destaque
Já para Ana Cristina Clemente, coordenadora de eventos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, as ferramentas utilizadas pela WTM Latin America são descomplicadas e devem resultar em acordos com outros países.
O evento está muito bom. A plataforma das palestras funciona muito bem e a ideia de promover reuniões online foi ótima. Tudo é fácil e intuitivo e flui bem. Acredito que vamos conseguir avançar com alguns negócios com representantes de diferentes países e promover os destinos de São Paulo mundialmente.
Ana Cristina Clemente – Coordenadora de Eventos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Reabertura de fronteiras no radar
Para Thaís Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America, o segundo dia da feira foi diversificado e esclarecedor.
Hoje recebemos nomes importantes do turismo e pessoas que representam países que já abriram as fronteiras e estão recebendo turistas do mundo todo. Isso é ótimo para absorvermos informações que podem ser úteis para a abertura dos próximos destinos e que nos direcionam nesse momento de retomada das viagens.
Thaís Del Ben – Gerente de Marketing da WTM Latin America
Todos os painéis ficam disponíveis na plataforma do evento, que pode ser acessada neste link, e o WTM Latin America terá outros conteúdos para compartilhar com o público no último dia de evento (12 de agosto) e as reuniões podem ser agendadas até 13 de agosto – dia adicional, seguindo o sucesso do numero de reuniões marcadas.