Entrevista com a diretoria destaca o compromisso da operadora com os agentes de viagem
A Diversa Turismos segue comemorando o sucesso daquele que foi, até então, o seu maior evento realizado: o Workshop Brasil, que reuniu semana passada, em Porto Seguro, 209 agentes de viagens de todo o país e mais de 70 parceiros, entre destinos, hotelaria e fornecedores de serviços.
A operadora, integrante do Grupo Arbo, que tem sede em São Paulo e está presente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Lisboa e Ilha dos Açores, em Portugal, e ainda em Angola e Moçambique, está expandindo sua presença no Brasil com escritórios em novos mercados, como no nordeste, centro-oeste e também no interior de São Paulo. Seu objetivo é estar presente em todos os estados e capitais do país até 2027/2028, consolidando sua posição como uma das líderes do setor.
Durante os 3 dias em Porto Seguro, que incluíram treinamentos, capacitação e também momentos de descontração e entretenimento, como uma visita à Reserva da Jaqueira, da Tribo Pataxó, a Diversa Turismo reiterou seu compromisso com o mercado e sua missão de capacitar, oferecer conteúdo e fortalecer os agentes de viagem parceiros.
Além disso, uma grande festa com apresentação do grupo de capoeira Balé Cultural de Porto Seguro e show empolgante da Banda Babado Novo marcou o encerramento do evento.
Arnaldo Franken, CEO do grupo Arbo, além de compartilhar aos presentes os números alcançados pela Diversa Turismo e seu exponencial crescimento desde 2019, ano em que iniciou suas operações, também passou informações sobre a ONG Garupa, um dos projetos desenvolvidos e que demonstra a responsabilidade social do Grupo.
Criado em 2013, o projeto Garupa promove o turismo responsável e contribui para a preservação da cultura, meio-ambiente e gera melhorias na vida de quem mora nas comunidades indígenas da Amazônia. A ONG já impactou cerca de 5000 pessoas em mais de 100 famílias em 33 comunidades indígenas. Toda venda realizada pela Diversa gera uma contribuição para esse projeto, que viabiliza às comunidades conhecimento e treinamento para se qualificarem como um receptivo turístico.
Durante a realização do Workshop Brasil, a Travel3 conversou com Arnaldo Franken e membros da diretoria da Diversa Turismo, que falaram um pouco mais sobre a operadora.
Confira, a seguir, os principais trechos do nosso bate-papo:
Conte-nos um pouco como foi o primeiro semestre de 2023 para a Diversa, e o que vocês esperam como resultado para este ano.
Adriana Fredericce (Diretora de operações e comercial) – O primeiro semestre de 2023 realmente foi espetacular para a Diversa Turismo, que vem trilhando um crescimento gigantesco comparado aos anos anteriores. Julho foi o mês que atingimos o maior número de vendas da empresa. Já superamos 2022 e a expectativa é que aumentemos em 50% o nosso faturamento num comparativo com o ano anterior.
Esse aumento exponencial de vendas de destinos Brasil, como demonstrado, aconteceu também em virtude da pandemia, já que quando as viagens retornaram as pessoas procuraram por destinos mais próximos?
Adriana Fredericce – Sim, totalmente! A diversa tinha um posicionamento de mercado quando abriu, e um DNA muito forte do internacional. E na pandemia, enquanto muitos trabalhavam meio período, nós trabalhamos o dobro. Foi o momento da empresa se reinventar e dizer que tínhamos na prateleira destinos desde Porto Seguro até Maldivas. Na retomada começamos a vender hotelaria próxima dos grandes centros, e depois disso veio uma avalanche de abertura e consequente vendas de mercados no Brasil. A chegada do Sagui (Sagui Silva, Gerente de Produtos Nacionais da Diversa) foi extremamente benéfica para nós. Ele conhece profundamente o mercado brasileiro, e isso tem fortalecido nossa presença e recebido respeito das secretarias de turismo e fornecedores pelo nosso trabalho sério e dedicado.
Vocês mencionaram que a Diversa se destaca por oferecer produtos personalizados e exclusivos. Como essa abordagem tem atraído os clientes?
Mariana Azevedo (Diretora de produtos e novos negócios) – Nossa ênfase em produtos personalizados e exclusivos, com um tíquete médio mais alto, tem atraído clientes que valorizam a qualidade e a experiência. Os agentes de viagens sabem que a Diversa oferece respaldo e suporte 24 horas, o que constrói confiança.Todos esses eventos que fazemos, desde famtrips e campanhas de venda, até um evento do porte do Workshop Brasil faz com que os fornecedores e os agentes de viagem tenham a certeza de que terão um retorno, uma contrapartida. Eu falo que a Diversa é uma máquina de fazer os resultados acontecerem.
O Divipix, lançado ano passado pela Diversa é considerado uma ferramenta inovadora. Como essa forma de pagamento tem impactado os agentes de viagens?
Mariana Azevedo – O Divipix permite que os agentes de viagens tenham controle sobre o preço de venda, o que é essencial para sua rentabilidade. Essa abordagem permite que eles se destaquem e ofereçam um serviço de consultoria mais valioso aos clientes.
Arnaldo Franken (CEO do Grupo Arbo) – A Diversa foi a pioneira em lançar esta plataforma de pagamento, e a utlização do Divipix é importante porque o agente começa a aprender a construir o seu preço de venda conforme sua necessidade de receita e tipo de atendimento que ele está prestando. Eu entendo que o futuro é esse: o agente de viagem vai comprar pelo preço base, e vai precificar o seu trabalho. E eu garanto que, assim, eles irão ganhar mais dinheiro. E para prestar uma melhor consultoria, eles precisam de um parceiro como a Diversa, que tem um time especializado e dedicado para cada área, e fornece um suporte durante toda a jornada do seu cliente.
Vocês também destacaram a importância da especialização dos agentes de viagens. Como a Diversa está contribuindo para que os agentes se tornem especialistas em seus nichos?
Arnaldo Franken – Estamos focados em educar os agentes de viagens, fornecendo conteúdo relevante e capacitação. Acreditamos que a especialização será fundamental no futuro do turismo, e a Diversa está comprometida em apoiar os agentes nessa jornada. Não tenha dúvidas, daqui a 10 anos o mundo do turismo será outro mundo, e a relevância será a especialização do agente de viagem. Aqueles que adquirirem especialização e se focarem em criar projetos de viagem personalizados, se sobressairão. Um dos trabalhos mais fantásticos que a nossa equipe faz é isso: desde o começo nós somos preocupados em educar o agente de viagem a entender o que é um destino, como ele deve vender, e tudo o mais. Sempre oferecemos a eles muito conteúdo e capacitação.
Quais são os nichos de mercado em que a Diversa planeja investir pela frente? Há algum projeto de comercializar os destinos em que a ONG Garupa atua?
Arnaldo Franken – Desde que começamos com o Projeto Garupa, eu nunca permiti que vendêssemos esses destinos em que trabalhamos. Pelo seguinte motivo: Não vamos deixar nunca nem uma abertura para que alguém fale que estamos fazendo esse projeto para ganhar dinheiro.
Adriana Fredericce – Queremos atuar muito no nicho de novos segmentos e experiências. As agências que se reinventaram durante a pandemia e investiram em nichos, tiveram um crescimento extraordinário, porque encontraram perfis de público que necessitam dos agentes de viagem. Um deles é o nosso departamento de grupos, que vem num crescimento extraordinário, e outro é o segmento de luxo. Apesar da diversa trabalhar com um ticket médio mais elevado, ainda não mergulhamos de cabeça nesse projeto, mas ele está no papel, e é um pedido dos nossos clientes, principalmente por essa curadoria de produtos que já existe. Queremos oferecer cada vez mais experiências únicas e produtos de alta qualidade aos nossos parceiros.