Governo do país oferece tarifas especiais em passagens e hospedagens
Descendentes de italianos têm a chance de explorar suas raízes na Itália com descontos em viagens e serviços turísticos. A iniciativa, parte do programa “Turismo de Raízes” do Governo Italiano para 2024, oferece até 10% de desconto em passagens aéreas da ITA Airways, além de tarifas reduzidas em hospedagem, restaurantes e outros serviços no país.
A campanha, coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, busca reconectar ítalo-descendentes ao país de origem de suas famílias, incentivando visitas a vilarejos e destinos menos conhecidos. A ação também integra o Plano Nacional de Reconstrução e Resiliência (PNRR), que visa revitalizar a economia italiana por meio do turismo, com foco nos cerca de 80 milhões de descendentes de italianos no mundo. O Brasil lidera essa comunidade, com mais de 30 milhões de ítalo-descendentes.
Para participar, os interessados devem se cadastrar na plataforma Italea, disponível em português. O registro não exige cidadania italiana e, ao fornecer informações detalhadas sobre seus antepassados, os usuários podem obter descontos maiores nos serviços. Após o cadastro, é gerado um cartão virtual Italea, que dá acesso aos benefícios em uma rede de parceiros, incluindo hotéis, restaurantes e atividades turísticas. A plataforma também oferece quizzes interativos sobre a cultura italiana, que acumulam pontos.
Descontos específicos também estão disponíveis para voos da ITA Airways, com reduções entre 5% e 10% em passagens até 31 de dezembro de 2024, na classe econômica. No entanto, os pontos acumulados na plataforma não são válidos para passagens aéreas.
A Master Cidadania, empresa especializada no reconhecimento de cidadania italiana, considera a iniciativa um incentivo valioso ao turismo e à colaboração entre os países. Mariane Baroni, especialista da empresa, afirma que o projeto reforça os laços culturais e econômicos. Ela destaca ainda que o caminho mais indicado para o reconhecimento da cidadania italiana é via tribunais italianos, em um processo remoto.
Com essa campanha, o Governo Italiano busca fortalecer os laços com sua vasta comunidade de descendentes, promovendo o turismo e o resgate de tradições familiares.