Com a nova onda da COVID-19 as estratégias foram adiadas para o segundo semestre ou o próximo ano
Os cruzeiros marítimos e fluviais ainda são o segmento mais afetados pela crise provocada pelo Coronavírus na Indústria do Turismo. Neste começo de 2021, a grande maioria das companhias marítimas tem trabalhado duro para tentar adequar suas operações aos requisitos de saúde criados pelos seus respectivos países que, por sua vez, seguem basicamente os protocolos da Organização Mundial da Saúde.
A estratégia dos cruzeiros marítimos e fluviais
A estratégia inicial das diversas bandeiras de cruzeiros marítimos e fluviais era reiniciar as viagens no começo do ano, mas a nova onda da COVID-19 adiou, de novo, os seus planos. Grandes companhias marítimas como a Royal Caribbean e a Norwegian Cruise Line já anunciaram que suas operações não recomeçarão antes de fevereiro. A verdade é que ninguém sabe ao certo se a retomada acontecerá após essa data.
Fato é que muitas rotas já foram oficialmente paralisadas até o final de 2021 e início de 2022. E há sentido nisso. Em outubro do ano passado um navio da Costa Cruzeiros teve de interromper sua navegação quando passageiros a bordo testaram positivo para o Coronavírus. O mesmo aconteceu no mês de novembro, desta vez a bordo do sofisticadíssimo iate SeaDream.
Em dezembro foi a vez de um navio da Royal Caribbean interromper sua viagem pelos mesmos motivos. Ao retornarem aos mares e rios do planeta, a tendência das companhias de navegação será trabalhar com a menor capacidade de passageiros e o maior protocolo de saúde possíveis. Por isso, para a indústria do turismo, a distribuição mundial da vacina é tão importante.
O mais importante é que os cruzeiros marítimos e fluviais estão conscientes de como é fundamental fazer de tudo para conter o vírus. Recentemente, Christine Duffy, presidente da Carnival Cruise Line salientou que o compromisso da empresa com a saúde e a segurança dos hóspedes, da tripulação e dos destinos que os navios da companhia visitam está à frente de todas as decisões da empresa.