Grupo se reúne com autoridades e reforça atuação no turismo entre Brasil e México
A comitiva brasileira esteve presente na 49ª edição do Tianguis Turístico do México, realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2025, em Los Cabos, Baja California. O evento, que contou com mais de 8.700 participantes de 46 países e 3.957 expositores, foi uma oportunidade estratégica para o fortalecimento das relações turísticas entre os dois países.
Integrada por operadores turísticos como Orinter Tour & Travel (Umberto Nocelli), Grupo TGK (Alexandre Mesquita), Abreutur (Davis Camargo), Visual Turismo (Jacqueline Ledo), Interep (Camila Sales), CT Operadora (Daniel Gozalo), Exclusive FRT (Eliane Raboni), OFB Operadora (Tadeu Leal) e DGX International Travel (Diana Pomar), a comitiva brasileira participou de uma série de reuniões com fornecedores de serviços de hotelaria, operadoras locais e destinos turísticos.

Entre os compromissos da agenda oficial, destacou-se o encontro com a ministra do Turismo do México, Josefina Rodríguez Zamora, que recebeu uma carta da Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo). O documento solicitou apoio da ministra para facilitar os requisitos migratórios e aprimorar a experiência de viagem dos brasileiros no México.
No estande de Los Cabos, Rodrigo Esponda, diretor do Fideicomisso de Turismo da região, expressou agradecimentos pelo trabalho conjunto na promoção do destino, que tem ganhado destaque entre os turistas brasileiros.
O Grupo Xcaret também foi uma das parcerias firmadas durante o evento. Lizeth Álvarez, diretora executiva Comercial, e Rodrigo Motavelazco, diretor de Vendas do grupo, agradeceram a atuação das operadoras brasileiras na divulgação dos produtos do grupo, incluindo hotéis, parques e passeios.
Além disso, a comitiva foi recebida por Andrés Martínez, diretor geral do Conselho de Promoção Turística de Quintana Roo, e Jorge Luis Téllez, diretor de Turismo de Cancún, que expressaram interesse em intensificar a colaboração com o mercado brasileiro.

A agenda da comitiva também incluiu uma reunião com representantes da Aeroméxico: José Zapata, vice-presidente comercial de vendas para América do Norte e América Latina, e Fernando Esqueda, diretor regional para América Latina. O objetivo foi reforçar a presença da companhia aérea no portfólio de serviços das operadoras brasileiras e expandir a promoção dos destinos mexicanos.
+ Los Cabos reúne parceiros estratégicos em jantar durante a WTM