Empresários e autoridades se reúnem em Brasília para fortalecer turismo entre os países
O Escritório Econômico e Comercial do Chile no Brasil (ProChile), a Embaixada do Chile no Brasil e o Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) realizam a Chile Week Brasil 2024 nesta terça-feira (3/10), na Embaixada do Chile em Brasília (DF). O evento já passou por São Paulo nos dias 30 de setembro e 1 de outubro e se encerrará amanhã (4/10) em Minas Gerais.
Sebastián Depolo, Embaixador do Chile no Brasil, afirmou que receber a Chile Week em Brasília é importante para reforçar a projeção do Chile no Brasil e melhorar as relações turísticas entre os dois países.
A delegação chilena é composta por 11 empresários que vieram ao Brasil para participar de treinamentos, rodadas de negócios e atividades de networking com representantes do turismo brasileiro, incluindo autoridades, líderes de entidades, operadores e agentes de viagem.
Os empresários representam as regiões de Coquimbo, Ñuble e Aysén. Entre as empresas presentes estão Ecoturismo, Turismo Migrantes, Viajes Mirador, Hotel Terra, Aldeia del Valle, além de diversas câmaras de turismo e associações de enoturismo. Do lado brasileiro, participaram representantes de empresas como Azul, Bancorbrás, CVC, Grupo BRT, Viagenspromo e Voetur.
Verónica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile, destacou que a Chile Week também busca refletir sobre a importância cultural, social e econômica do turismo, promovendo um futuro inclusivo e sustentável. Segundo Verónica, o Chile tem se posicionado como um destino que equilibra desenvolvimento econômico e preservação ambiental, atuando como uma ponte entre culturas e um motor de desenvolvimento.
Em julho de 2024, o Chile recebeu 460.267 turistas estrangeiros, um crescimento de 71,9% em relação ao mesmo mês em 2023. Os principais mercados de origem incluem Brasil, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos, com uma média de estada de sete noites.