Em Nantes, a Travel3 conversou com a diretora da Atout France para a América Latina sobre o evento e a procura do destino França pelos brasileiros
O local, o dia e o momento do meu bate-papo com Caroline Putnoki não poderia ser mais aprazível. Sob uma temperatura de primavera, fria e aconchegante para os padrões brasileiros, apreciando a vista que Nantes oferecia para o nosso puro deleite, conversamos sobre os desafios e as alegrias de finalmente chegarmos até este momento de reencontro do trade internacional com o trade francês.
Leia mais = Rendez-Vous en France mostrou por que o turismo francês está sempre em alta
E nosso bate-papo obviamente incluiu o que os brasileiros devem esperar de suas próximas viagens à França. Confira!
Caroline Tonaco – Travel3: Após 2 anos de pandemia e expectativas, como você está vendo o Rendez-Vous en France 2022?
Caroline Putnoki – Atout France: O Rendez-Vous en France é, para nós da Atout France, um dos pilares do nosso plano de ação. O evento é a nossa maior operação de networking, que tem como objetivo colocar em contato os compradores internacionais com os fornecedores de produtos e serviços do destino França. Como não pudemos organizar o evento em 2020 e em 2021, o RDVEF 2022 estava sendo esperado com muito entusiasmo não apenas por nós, da Atout France, como por todos os operadores de turismo da França, assim com os internacionais. Tradicionalmente este é o momento em que eles se atualizam sobre destinos, serviços e novidades apresentadas a cada ano.
São boas as expectativas de negócios para os brasileiros presentes?
Esse é um ano de retomada e acredito que os operadores brasileiros participantes terão ótimas possibilidades para programar roteiros de oportunidades baseados, inclusive, nas variadas viagens e experiências oferecidas nos tours que aconteceram antes do Rendez-Vous en France 2022. Agora, durante o evento, os operadores brasileiros estão em contato com os operadores, hoteleiros e prestadores de serviços turísticos franceses. Através de reuniões pré-agendadas eles trabalharão juntos para atender a demanda dos turistas brasileiros.
Temos aqui em Nantes cerca de 40 profissionais de turismo do Brasil. Ainda que seja um número menor que nas edições anteriores, é um número alto diante do atual contexto.
E em matéria de destinos, quais as novidade que a França pretende mostrar e promover para os brasileiros?
Os viajantes brasileiros amam os destinos franceses e um grande número já sabe que a França é muito mais do que uma viagem a Paris e seu entorno. Este é um momento propício para oferecer ao Brasil regiões belíssimas e ainda desconhecidas da grande maioria de visitantes brasileiros. Queremos seguir viagem além de Paris e além dos grandes centros urbanos. E já sabemos que nossa ideia corresponde totalmente ao que os viajantes internacionais, inclusive os brasileiros estão buscando. O consumidor de viagens está pronto para ouvir e experimentar o que temos a oferecer, e os operadores estão preparados para isso.
Nesses últimos 2 anos a percepção do viajante brasileiro mudou muito. Por causa da pandemia e da mudança climática ele está mais aberto a novos conceitos e comprometido com questões de sustentabilidade. O brasileiro quer hoje lugares mais reservados, quer visitar novas regiões e conhecer novos destinos dentro da França. Isso se traduz na quantidade de pedidos que os operadores brasileiros têm feito aos operadores franceses. São pedidos que estão fora da curva dos gráficos de vendas.
Caroline Putnoki
No Brasil haverá ainda algum evento da Atout France agendado para esse ano?
Esse ano ainda faremos a 2ª edição do France Excellence. Será em São Paulo, nos mesmos moldes do evento que foi realizado no ano passado. O France Excellence tem como foco o luxo e a excelência franceses. Vamos compartilhar um conteúdo rico e diverso sobre o que significa luxo para os franceses.
Em outras palavras, é o luxo à francesa. Ele inclui gastronomia, hotelaria, assim como os novos conceitos de luxo com sustentabilidade. O evento será realizado entre 19 e 22 de setembro e será em formato híbrido, já que os encontros virtuais vieram para ficar.
O luxo é um segmento que agrada aos brasileiros, que prezam muito pelo conforto e pelo bom serviço. Por essa e por outras razões, o brasileiro é o melhor turista!