Vista Alegre e Academia da Cachaça unem-se para elevar a experiência da bebida nacional
A cachaça brasileira terá agora um copo para chamar de seu, pensado e criado para valorizá-la. A centenária marca portuguesa Vista Alegre, em parceria com a Academia da Cachaça – bar e restaurante carioca – apresenta um copo exclusivo projetado para realçar as qualidades desta bebida icônica.
Fabricado artesanalmente em cristal e modelado individualmente no sopro, o copo de cachaça incorpora características recomendadas por especialistas e é acentuado por uma pincelada de ouro 24 quilates, que adiciona uma qualidade única à experiência de degustação.

Desenvolvido em colaboração com um grupo de experts do setor o copo de cristal busca estimular os sentidos visualmente e maximizar os sabores da cachaça durante a degustação. O processo de criação envolveu experimentações e discussões, com a equipe da Vista Alegre dedicando-se à produção de protótipos.
O copo de cristal estará disponível em kits contendo duas unidades, embalados em caixas retangulares pretas com um toque retrô e uma figura feminina na embalagem. Essa iniciativa se alinha com a tradição de excelência da Vista Alegre, uma das 4 principais produtoras de cristal do mundo. O kit com os dois copos de cristal estará à venda na loja da Vista Alegre em São Paulo e outros pontos de venda no Brasil, bem como na Academia da Cachaça, por R$ 1,2 mil. Além disso, uma versão em vidro está em desenvolvimento.
A Vista Alegre, uma empresa portuguesa bicentenária inaugurada em 1824, é famosa por elevar a porcelana ao status de obra de arte. A empresa possui em Portugal um museu repleto de tesouros e um hotel cinco estrelas, tornando-se um verdadeiro destino turístico.

A Academia da Cachaça, por sua vez, foi fundada em 1985 no Leblon e, cinco anos depois, estabeleceu uma filial na Barra. Desde então, a academia desempenhou um papel fundamental na promoção da cachaça, posicionando-a como uma bebida de qualidade e respeito no Brasil e no mundo.
A cachaça é a segunda bebida alcóolica mais popular entre os brasileiros (atrás apenas da cerveja) e tem ganhado destaque também no cenário internacional. A produção nacional gera mais de 600 mil empregos e se concentra principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraíba.
O lançamento do copo, assinado pelo designer português Hugo Amado, acontecerá no próximo dia 18/10 em São Paulo, e no dia 25/10, no Rio de Janeiro.