Evento amplia estratégias e foca na identidade latino-americana
O Advisory Board da WTM Latin America se reuniu no último dia 26 de setembro, com a participação de nove dos 11 conselheiros. O encontro abordou tendências do mercado, apresentou dados recentes e perspectivas para os próximos cinco anos, com destaque para o fortalecimento da identidade latino-americana do evento.
Planejamento para 2025
O tema central de 2025, “Where Tech Meets Touch” (Onde a tecnologia encontra o toque, em tradução livre), foi recebido positivamente pelos participantes. Durante a reunião, Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America, destacou as metas para o próximo ano, incluindo um aumento de 8% no público geral e 24% no programa de Hosted Buyers, com maior participação de compradores de países latino-americanos.
Entre as novidades para 2025 estão a introdução de três novas áreas – Mobilidade, Experiências e Travel Providers –, a ampliação da Rota da Diversidade e o uso de ferramentas tecnológicas que integram o físico ao digital, como o Lead Manager App, o Dashboard analítico para expositores e o Colleqt, que permite visitantes acessarem informações via QR Code.
Bianca enfatizou a relevância dos eventos inteligentes na estratégia da RX. “Estamos integrando o digital e o físico, alinhando essa visão ao tema da próxima edição”, explicou.
Estudo da Euromonitor e tendências de consumo
A Euromonitor International apresentou dados estratégicos sobre tendências no turismo. Mikaely Correa, analista da empresa, revelou o surgimento de oito novos perfis de viajantes, como o eco-adventurer e o cultural explorer. A pesquisa também apontou crescimento na busca por experiências de bem-estar, que registraram aumento de 46,7% entre 2019 e 2024.
A análise indica que a indústria do turismo deve atingir receita global de US$ 2,8 trilhões em 2024, com a América Latina ocupando o quarto lugar, responsável por 7% do total. A região deve movimentar cerca de US$ 200 bilhões, destacando sua importância no mercado global.
Fortalecimento da identidade latina
Um dos anúncios do encontro foi a criação de um grupo de trabalho para reforçar a latinidade do evento. Segundo Bianca, “a ideia é que o grupo se reúna periodicamente para desenvolver estratégias e perspectivas para tornar o evento cada vez mais latino“.
Os conselheiros presentes representaram diversos setores da indústria turística, abrangendo países como Brasil, Argentina, República Dominicana e Uruguai. “Quero reforçar que esse conselho é composto por pessoas e não pelos cargos que elas ocupam atualmente, pois levamos em conta a trajetória profissional de cada um para compor o grupo com distintas experiências e visões que fomentam as discussões e contribuem para o crescimento do evento“, resumiu Bianca.
Participaram da reunião do Advisory Board, em ordem alfabética: Ana Biselli, Bruno Reis, Danielle Roman, Estela Farina, Fabio Godinho, Mariana Aldrigui, Mariella Volppe, Natalia Pisoni e Paola Gomes, além do time da WTM Latin America, comandado por Bianca Pizzolito.
A WTM Latin America continua a se posicionar como um ponto de convergência entre tecnologia, inovação e o turismo latino-americano, com planos robustos para os próximos anos.