Pesquisa revela crescimento e otimismo no setor de hospedagem
Accor, líder global em hospitalidade, reforça sua posição de destaque no mercado hoteleiro brasileiro, conforme os resultados da pesquisa “Hotelaria em Números 2023“, realizada pela JLL.
De acordo com a pesquisa, o Brasil conta atualmente com 10.602 empreendimentos hoteleiros, abrangendo diversas marcas nacionais e internacionais, além de hotéis independentes. No entanto, a Accor se destaca notavelmente neste cenário diversificado, graças ao sucesso de suas cinco principais marcas: ibis, ibis budget, Mercure, ibis Styles e Novotel, que fazem parte da divisão Premium, Midscale e Economy da rede, incluindo também Pullman, Swissôtel, Grand Mercure e Tribe.
O ano de 2022 representou um período desafiador para o setor hoteleiro brasileiro, com o impacto contínuo da pandemia de COVID-19, especialmente durante os tradicionais meses de alta temporada, janeiro e fevereiro. No entanto, a pesquisa “Hotelaria em Números 2023” sinaliza a recuperação da indústria hoteleira e a considera uma excelente opção de investimento.
A taxa média de ocupação dos hotéis atingiu 58,9% em 2022, e a recuperação das diárias médias começou a se destacar em março do mesmo ano, mantendo-se em ascensão até o final de 2022 e ao longo do primeiro semestre de 2023.
Abel Castro, CDO (Chief Development Officer) da divisão Premium, Midscale and Economy na Accor Américas, destaca: “Estamos orgulhosos de liderar o mercado hoteleiro brasileiro com nossas marcas icônicas e de continuar investindo em inovação, qualidade e excelência em serviços. O centro da nossa estratégia de negócios hoje é otimizar a rentabilidade dos nossos hotéis com foco nos investidores. Além disso, a expansão pelo modelo de franquias vai representar 80% dos novos contratos assinados, com marcas que vão do econômico ao premium. Essas franquias hoteleiras já são muito presentes na Europa e América do Norte, e no Brasil ainda há muitas oportunidades. Além disso, focamos nas conversões de hotéis que já estão em operação e podem migrar para alguma das nossas marcas de maneira simples e rápida, aproveitando toda a nossa plataforma robusta de vendas e fidelidade”.
A Accor mantém uma visão otimista para o futuro, considerando a recuperação sólida em ocupação, diárias médias e rentabilidade, projetando um período de excelente desempenho nos próximos anos.