Associação destacará a nova grade de qualificação do Programa Aventura Segura
A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) está preparada para trazer novidades do setor para a edição de 2024 da WTM Latin America, o maior evento de turismo e viagens da América Latina. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 17 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, sob a temática The Future is Open. Be the change.
A Abeta, reconhecida nacionalmente por sua atuação na promoção do turismo sustentável, capacitação e normatização das regras de segurança para o turismo de aventura no Brasil, destacará durante o evento a nova grade de qualificação do Programa Aventura Segura (PAS) 2024. Iniciado em 2005, o PAS estabelece normas técnicas para o ecoturismo e turismo de aventura, garantindo padrões de qualidade e segurança para as atividades. Atualmente, são 43 normas técnicas, 21 das quais foram transformadas em normas internacionais pela ISO (International Organization for Standardization), com destaque para a Norma Técnica ABNT ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança.
“Se não tomarmos medidas urgentes de descarbonização, teremos um futuro sombrio, com desastres ambientais cada vez mais intensos.”
Luiz Del Vigna – Diretor-executivo da Abeta
Além disso, durante a WTM, a Abeta lançará oficialmente a programação do Abeta Summit 2024, o maior congresso de turismo de natureza do Brasil, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, de 28 de outubro a 2 de novembro. Esta edição também celebrará os 20 anos da associação. Ambas as apresentações ocorrerão em cerimônia marcada para o dia 17 de abril, às 13h, no Teatro Technology.
O estande da Abeta na WTM será um ponto de encontro para quem deseja conhecer mais sobre o potencial do Brasil no turismo de natureza e sobre o desenvolvimento do setor com foco na redução de impactos ambientais. A associação tem implementado medidas de mitigação de poluentes, como o apoio a projetos de compensação de pegada de carbono. Um exemplo prático é a Caravana Abeta, que neste ano já passou por Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no turismo. Todo o percurso é feito por automóveis movidos a etanol.
Segundo a Abeta, “eventos como a WTM Latin America oferecem um espaço vital para compartilhar conhecimentos e promover ações coletivas em prol do desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos objetivos de um futuro inovador e responsável para o setor.”
Para saber mais sobre a Abeta, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, acesse o site.