O Gabinete do Presidente de Saint-Martin enviou à imprensa mundial o comunicado que a TRAVEL3 publica na íntegra:
"A Fase 1 da organização pós-furacão consistiu em gerenciar por um lado a urgência em termos de cuidar das pessoas feridas, doentes ou em dificuldades, e na evacuação dos turistas. E por outro lado, a segurança do território através da chegada massiva do Exército francês e da força policial. Atualmente a Fase 1 está concluída e a segurança do território está sob controle.
O Presidente e sua equipe trabalham agora com seus parceiros na Fase 2 da organização pós-furacão que consiste:
Na limpeza dos escombros, dos itens volumosos e dos detritos gerados e transportados pelo furacão.
Na distribuição de água, comida e de material.
Na reabilitação das redes de água, saneamento básico e eletricidade.
Esta Fase ainda está em curso e a maior parte dos turistas já se encontra em seus países. Um conjunto de peritos deve avaliar o estado dos hotéis, residências e guest houses para ajudar na reconstrução das infraestruturas turísticas.
O encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, na última terça-feira 12 de setembro de 2017 permitiu ao presidente Gibbs expor as necessidades urgentes da coletividade, principalmente em termos de reconstrução do território, de ajuda à população e às empresas para retomar a vida normal, através de medidas de acompanhamento que serão definidos no quadro de uma negociação entre o Estado e a Coletividade.
Esta fase de trabalho (Fase 3) já foi o objeto de trabalho aprofundado do Presidente e suas equipes com dois objetivos maiores:
Acompanhamento de todos os momentos dos são-martinhenses: se responsabilizar pelos trabalhadores desempregados, dispositivos de ajuda á empresas, exoneração dos encargos sociais, etc.
Reconstrução rápida e durável do território para que Saint-Mrtin possa retomar sua atividade econômica.
O presidente Gibbs e sua equipe farão de tudo que está em suas mãos para que o território retome sua atratividade. Ele agradece calorosamente a todos os parceiros e operadores de turismo que se mobilizaram por Saint-Martin e que nos acompanham para que Saint-Martin volte a ser um dos destinos mais apreciados do Caribe.