BOM JARDIM DA SERRA E SÃO JOAQUIM (SC) – A neblina matinal cobre quase todo o visual, mas aos poucos o sol vai surgindo, brilhando por entre um céu azul e o cenário visual de uma quase planície dos altos serranos. Iniciar a semana assim é um programa que vai se ampliar para dois aspectos crescentes na atratividade desta região para um turismo de bom nível.
O enoturismo e uma cozinha de excelência são estes pontos que se identificam cada vez mais. Já existe uma Rota dos Vinhos que ainda vai crescer mais, e uma boa variedade de opções gastronômicas, conjugando com os passeios de conhecimentos e experiências de um roteiro indicado.
São Joaquim, pouco mais de 11 mil habitantes, une a fama do frio com pitacos de neve, as vinícolas e a produção de maça. Logo na entrada, a gigantesca cooperativa Sanjo, que tem 20 anos, 40 milm2 de área fértil, 300 funcionários, e se instalou com a prioridade da maça – fuji e gala principalmente – com produção de 45 mil toneladas/ano (a ultima safra foi bem prejudicada), e um armazenamento que alcança até 9 anos com abastecimento para muitas regiões do Pais.
É bem curioso até, mas a população do Nordeste consome mais frutas que o pessoal do Sul.
Outras frutas bem típicas com o clima daqui estão na utilização – mirtilo, a feijoa (goiaba serrana) e o fisales – a empresa tem com orgulho a parceria com a Disney Promotions, o suco e as maças que o publico infantil bem identifica.
No conjunto agro industrial, a Sanjo trabalha com 82 produtos. O inevitável questionamento sobre a maça com a argentina, é resumido com bom humor: ‘a maçã brasileira pode não ser a mais bonita, mas é mais saborosa’, diz Luci, a nossa coordenadora de uma visita com conhecimentos que se estende aos dados documentados dos produtos de origem: 360 mil litros de suco, 100 mil de vinho, e uma degustação que segue com alguns dos melhores da versátil linha onde o Bardocco, método Charmay, fermentado de maçã, é alegre e refrescante, perfeito para celebrações.
Além da visitação, a loja da Sanjo oferece uma degustação que tem três tipos – Ouro, Prata e Bronze – e até uma kids, com três sucos.
Confirmando-se as previsões que indicam para este inverno um dos mais frios dos ultimos anos na região serrana catarinense, as vinícolas estão se preparando e também terão novos lançamentos no portfólio até o final desta temporada – especialmente entre os espumantes.
Na sequência, hora de comer. E comer muito bem. Ultrapassando as ruas da simpatica cidade, chegando ao vale das vinicolas, uma primeira passagem com a arte gastronomica de um espaço que fica ainda mais no alto,
Na Morro Agudo, um projeto de olhar médico, de bem estar, e com o charme feminino que dá um toque especial. ‘Como todo bom médico, gosta de um bom vinho’, revela Patricia, uma das filhas do pediatra Leonidas Ferraz, contando do sonho paterno em ter um lugar assim. Onde, além do paladar apurado na comida e na bebida, pode-se vivenciar momentos como o Sunset – degustação ao pôr-do-sol, cinco vinhos com prato de pães e frios, muita estória para contar.
Pat é turismóloga, viveu quatro anos na Europa, na Irlanda, a irmã Carolina estava no México, o pai convocou ambas para que voltassem a Florianópolis e dali tivessem os olhos para o alto da serra, nestes 55 hectares, de 6,2 plantados com chardonnay e cabernet sauvignon, com a primeira colheita em 6/1/2005, dia dos Reis Magos. Em 2008 a primeira safra engarrafada, comercializada em 2011, ano do ‘Sinfonia’ e o primeiro espumante.
Em 2013, a idealização do espaço gastronômico com o menu trabalhado, partindo de um piquenique na sombra dos parreirais. Atendimento que é todos os dias, pode ser para 45 pessoas, com reserva somente. Vai indo muito bem que se mostra no astral percebido. E nas delicias que tem em seu cardápio.
O consagrado pinhão e a apreciadíssima truta comandam a lista de iguarias que a gastronomia da Serra Catarinense dispõe, entre muitas receitas e especiarias. Restaurantes e churrascarias de bom nível, mais os locais específicos nas vinicolas e resorts abrem um espaço de referência harmoniosa com os vinhos da região.
CONTINUA….
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