Evento em Belo Horizonte acontecerá em paralelo com a 14ª edição do BrasilBier e já movimenta mercado hoteleiro na capital
A ExpoCachaça 2021 acontecerá em Belo Horizonte, de 25 a 28 de novembro. A 30ª edição do evento, que celebra a história, a produção e divulga rótulos da mais típica e mundialmente famosa bebida brasileira, será realizada tradicionalmente em paralelo com a 14ª edição do BrasilBier, unindo assim duas cadeias produtivas de bebidas: a cachaça e as cervejas artesanais.
Em 2021 a ExpoCachaça está de “casa nova”, voltando a ser realizada na Serraria Souza Pinto, onde tudo começou.
Localizada na região central da capital mineira, abaixo do Viaduto Santa Tereza e ao lado do Parque Municipal de Belo Horizonte, o local foi escolhido após uma série de detalhes ajustados com promotores de eventos, autoridades sanitárias e políticas e dos setores de cultura e turismo.
Assim, neste ano, a ExpoCachaça chega em novo formato, com infraestrutura adaptada, com programação repaginada, expositores com novidades no mercado, entrada de público controlada e atrações imperdíveis que em breve serão reveladas.
A Serraria Souza Pinto é um espaço com bastante ventilação natural, o que é um fator importante para o protocolo Sanitário, é no centro da cidade de BH e com uma boa estrutura de hotéis para atender ao público da feira. Faremos um belíssimo evento e com grandes negócios, como foi nas 29 edições anteriores, que contaram com um público de 2.292.000 de visitantes e mais de 400 milhões em negócios realizados nas Feiras e no pós-feiras.
José Lúcio Mendes – Presidente e promotor de eventos

Bebida típica brasileira tem importância na economia do país
A cachaça tem importância considerável na economia do Brasil, movimentando anualmente cerca de R$ 7 bilhões e 500 milhões em sua cadeia produtiva no País.
Em território nacional, são produzidos cerca de 1,4 bilhão de litros de Cachaça por ano, segundo dados recentes do Centro Brasileiro de Referência da Cachaça e Euromonitor (CBRC) em 2019.
Minas Gerais é o maior produtor de cachaça alambique no país. Em Minas, a Cachaça de alambique, por Lei Estadual, é, inclusive, considerada patrimônio cultural do estado.
Leia mais = Travel3 entrevista Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Além disso, segundo o Centro de Indústrias de São Paulo, em pesquisa realizada em 2010, a Cachaça é, também, o produto que mais tem a “cara” brasileira
Em consumo, esse índice representa, aproximadamente 6,29 litros per capita. Levando em consideração apenas brasileiros entre 18 e 55 anos, os valores aumentam: 10,5 litros por indivíduo.
Para dar conta da demanda, são milhares de produtores de cachaça e mais de 4 mil marcas em solo nacional. Deste total, 98% são pequenas e microempresas. Mas, somente cerca 1% de nossa produção é exportada, o que demonstra, que apesar da cachaça ser o terceiro destilado consumido no mundo, 99% desse consumo é interno.
Alemanha, Itália, França, Espanha, Uruguai, Argentina, Chile são alguns dos países que mais importam a cachaça tipicamente brasileira.

ExpoCachaça 2021 e
BrasilBier movimentam mercado hoteleiro de Belo Horizonte
E, para além do setor de bebidas e de eventos, o mercado hoteleiro estará a todo vapor em Belo Horizonte. Isso porque, com ótima localização, os eventos ocorrerão em simultâneo na Serraria Souza Pinto, localizada no Centro da capital mineira, próximo a Savassi, forte ponto de acomodações e redes de hotéis de BH.
Além disso, outros pontos conhecidos da região cercam o palco do evento, como a Avenida Afonso Pena, Avenida Bernardo Guimarães e o bairro de Lourdes, todos recheados hotéis.
Assim, os turistas e visitantes poderão ter mais comodidade e praticidade numa localização privilegiada, com opções de lazer e estabelecimentos de conveniência.
A ExpoCachaça é fundamental para toda a cadeia produtiva do turismo, incluindo o setor hoteleiro. O movimento provocado pelo evento faz com que a cidade volte a ser referência e porta de entrada da transversalidade da cultura e gastronomia nessa retomada turística e de eventos.
Rodrigo Magerotti – Gerente do Novotel BH Savassi e do Ibis Budget Savassi.
Informações e vendas de ingresso para a ExpoCachaça 2021 = Acesse o site oficial e o Sympla.