Empresa investiu R$12 milhões na transição, que visa maior eficiência operacional

A Flytour Tecnologia, empresa do Grupo Flytour, finalizou todo o processo de migração dos datacenters físico para a nuvem, também conhecido como Cloud. Foram investidos R$ 12 milhões na transição. A estratégia faz parte da busca por maior eficiência operacional e disponibilidade imediata de recursos.

Para realizar o processo, foram necessárias quatro etapas, uma para cada transferência de datacenter para a nuvem.

“Além de todo esse cuidado, a Flytour Tecnologia também conecta o ambiente de Cloud com nossa infraestrutura física. Assim fica fácil a movimentação das aplicações.”

Fernando Campos, Diretor de Tecnologia da Flytour

Os principais motivos para a realização da migração foram: a escalabilidade, que permite aumentar e reduzir a capacidade computacional da empresa sob demanda. O controle de custos, no qual cada recurso utilizado recebe uma ou mais TAGs. Isso permite aferir mensalmente qual empresa do grupo utiliza cada recurso. A realização de mudanças rápidas, que permite atualizar as aplicações em partes sem prejudicar a operação. A utilização dos recursos do Cloud, que disponibiliza a solução necessária com eficiência. A continuidade do negócio graças ao ambiente de disaster recovery, backup e segurança, mais simples e eficiente se comparado ao modelo anterior.

“Num processo dessa magnitude, realizamos diversos ajustes (refatoração) nas aplicações para que pudéssemos utilizar todos os recursos de escalabilidade que a migração para Cloud permite. Sem isso, apenas teríamos um datacenter virtualizado. Esse processo levou 18 meses e foi extremamente gratificante ver a equipe empenhada em superar as expectativas do Grupo.”

Fernando Campos

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code