Cidades como Guanajuato, San Miguel de Allende e Puebla, e ainda os Pueblos Mágicos são destinos que encantam os viajantes

Alma mexicana. É no interior do México que pulsa a essência do país. O turista pode senti-la nas ruas calçadas de pedras e nos muros rústicos pintados com cores vibrantes. O coração do México bate mais forte nas jardineiras que enfeitam cada sacada e nos coretos das praças. A culinária serve cultura em forma de sabor, mas é no olhar e no sorriso das pessoas que o viajante sente ter finalmente encontrado a alma mexicana.

Guanajuato = Festivais + Sabores + Surpresas

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Guanajuato é considerada a Capital Ibero-Americana da Gastronomia Mexicana. Repleta de histórias, reserva ao viajante atrações especiais. Vá preparado para conhecê-las. Isso significa fazer longas caminhadas e se entregar ao ritmo da cidade. Certamente você terá boas surpresas pelo caminho. Elas podem surgir em forma de festivais de música, vinho ou gastronomia. Festas populares e outras comemorações fazem parte da rotina diária da cidade. É justamente este show de diversidades o responsável por fazer de Guanajuato um dos mais vibrantes destinos turísticos do México.

Publieditorial Orinter Mexico

Vista de Guanajuato a partir do Monumento El Pipila (Fotos: Divulgação)

Das minas de prata às riquezas turísticas, este poderia ser um breve resumo da história de Guanajuato. Localizada no estado que leva o mesmo nome, a cidade nasceu da descoberta da prata na região. Distante 360 km da Cidade do México, tem 130 mil habitantes. Hoje as minas de prata deram lugar ao turismo, como principal atividade econômica.

O Aeroporto Internacional de Guanajuato (BJX) fica a aproximadamente 33 km da cidade de Guanajuato e a cerca de 100 km de San Miguel de Allende. A melhor maneira de aterrissar na região é com a Aeromexico ou as norte-americanas, United e American Airlines.

Carro é um meio de transporte dispensável. Para conhecer a cidade será imprescindível caminhar por ela. Você só precisará de um veículo para percorrer as vizinhanças ou para visitar o Monumento El Pipila. A gigantesca estátua, instalada em um mirante, retrata o herói mexicano que lutou pela independência do país. Do monumento se tem a mais emblemática vista de Guanajuato.

Publi Orinter Mexico

Vista noturna de Guanajuato

Passeando, você vai conhecer o Centro Histórico. Numa simples e tranquila caminhada seu caminho será enfeitado por igrejas de imponente arquitetura = Iglesia de San Diego + Templo de San Francisco + Parroquia de Basílica Colegiata de Nuestra Señora de Guanajuato.

À primeira vista, o Centro Histórico remete à uma cidade do interior da Espanha. Porém, o viajante mais atento verá que ele tem personalidade própria. Os becos estreitos, com calçamento de pedras são ladeados por coloridas construções coloniais. Subindo e descendo as ladeiras surgem praças floridas e arborizadas, com banquinhos e fontes, cheias de vida. Sentar-se em um desses banquinhos é vivenciar uma cidade muito bem preservada. Esta será uma das inesquecíveis experiências locais. Colorida e alegre, Guanajuato nos convida a interagir com ela e assistir a vida local se desenrolar diante de nós.

O cenário, verdadeiramente belo, fica completo com os cafés, teatros, mercados e museus. Inclua no seu roteiro uma visita ao Teatro Juarez, delicado como uma caixinha de música. Siga para a casa do pintor Diego Rivera, o eterno companheiro de Frida Kahlo. Depois entre no museu do pintor, que fica na casa ao lado.

Publi Orinter Mexico

O Teatro Juarez é uma das belas atrações de Guanajuato

De repente você vira uma esquina e se depara com uma série de esculturas de Dom Quixote. A cidade tem um amor especial pelo personagem e pela obra de Miguel de Cervantes. Além das esculturas em vários estilos – retratando o herói e seu fiel escudeiro, Sancho Pança -, há ainda o Museo Iconográfico del Quijote. Já o Teatro Cervantes sedia anualmente o Festival Internacional Cervantino de artes cênicas.

Há vários túneis cortando a malha urbana e são usados, não apenas por veículos, mas constantemente pelos pedestres.

Caminhando também se chega ao Callejón del Beso, ou Beco do Beijo, em português. A trágica lenda que ronda o local, tem traços shakespearianos. A história cedeu lugar ao romantismo e casais passaram a visitar o beco para dar um beijo, fazendo uma selfie, é claro. E do Callejón del Beso, o turista pode seguir para uma Callejoneada, uma serenata feita pelos estudantes locais, que segue pela cidade cantando músicas do cancioneiro mexicano e contando histórias e lendas da região.

San Miguel de Allende = Amor à 1ª Vista

San Miguel de Allende é um dos tesouros turísticos do estado de Guanajuato. Suas riquezas se espalham por todos os cantos e também pelos arredores. O viajante terá uma relação de amor à 1ª vista com San Miguel. Não por acaso ela é considerada uma das mais belas cidades turísticas do mundo.

Publieditorial Orinter Mexico

Iglesia San Miguel Arcángel é o cartão-postal de San Miguel de Allende (Foto: Al Rabi Arredondo Nova/Divulgação

A Iglesia San Miguel Arcángel é o cartão-postal da cidade. Ela está no Centro Histórico, bem em frente à mais fotogênica pracinha do planeta. A construção, em estilo neogótico, se destaca pela cor da fachada pintada de rosa.

Como o casario do entorno tem poucos andares, de onde quer que se olhe é possível avistar sua torre central. Para o turista será sempre um ponto de referência e uma maneira de se localizar ao andar pela cidade. Integrada ao cenário do bairro, é sua maior atração. A bela fachada faz com que fique constantemente cercada de admiradores. Os visitantes, boquiabertos não se cansam de fotografar e até de desenhar tamanha beleza.

Publi Orinter Mexico

Entardecer em San Miguel de Allende

Ao redor da igreja e da praça há uma infinidade de lojas, restaurantes e cafés, permitindo ao visitante passar ali boa parte do dia e da noite.

O Museo de la Catrina é uma atração lúdica. Ao visita-lo será desvendado a relação das catrinas (caveiras) e da própria morte com a cultura mexicana.

O substantivo dândi – catrín, em espanhol (e cujo feminino é catrina) – é usado para definir os homens que se vestem de maneira exageradamente elegante e exibem exageradamente as boas maneiras, extrapolando o padrão comum. A catrina entrou definitivamente para a cultura do México no século 19. O motivo foi a gravura do artista José Guadalupe Posada, La Calavera de la Catrina. Ela representa um esqueleto de mulher, elegantemente bem vestido. A ideia era mostrar de maneira irônica e bem-humorada que as diferenças sociais desaparecem instantaneamente no momento da morte.

As catrinas são uma instituição nacional e em San Miguel de Allende o Museo de la Catrina mostra como os mexicanos encaram a morte e, assim, a própria vida.

O artesanato mexicano é reconhecido pelo seu valor artístico. Em San Miguel de Allende será impossível voltar para casa sem encher a mala com as belezas confeccionadas pelos artesãos locais. São ponchos de lã, echarpes de seda, cintos bordados à mão, cestarias sofisticadas e ainda artefatos em madeira, vidro, bronze e até mesmo em ouro e prata.

Para encontrar as peças de sua preferência, basta caminhar pelo Centro Histórico da cidade. Pela região se espalham dezenas de lojas de artesanato, cada uma oferecendo peças e estilos diferentes, à espera do olhar que as valorizem.

Um programa imperdível é visitar a Fábrica La Aurora. Esta antiga fábrica têxtil, do início do século 20, funcionou até os anos 1990. Suas instalações originais foram renovadas e deram lugar à um grande centro cultural e comercial. São galerias de arte, lojas de decoração e ateliês de artistas, e ainda cafés e restaurantes. É possível encontrar até obras de Andy Warhol e Salvador Dalí, entre outros ícones da arte mundial. Dedique uma manhã ou tarde para fazer um tour minucioso. Entre uma e outra visita, faça uma pausa no Café de La Aurora.

Outra visita obrigatória é o Jardim Botânico El Charco del Ingenio. Este tesouro natural oferece uma das mais intensas experiências para quem visita San Miguel de Allende. Programe passar ali uma manhã ou tarde.

O viajante percorrerá trilhas cercadas de todo o tipo de plantas espinhentas. A harmonia entre o ambiente e o paisagismo criam um espaço meditativo, quase zen. O local é também um santuário de vários animais, como coiotes, serpentes, lagartos e aranhas. É uma experiência de plasticidade, tons, formas geométricas e texturas.

Publieditorial Orinter Mexico

O turista vai ouvir muitas histórias, música e serestas pelas ruas de San Miguel de Allende

Faça do seu tour histórico, uma diversão teatral. Esta é a melhor maneira de conhecer as histórias e lendas que ainda circulam pelas ruas de San Miguel de Allende. Embarque num passeio guiado pelos atores do grupo San Miguel Legendario. Vestidos com trajes de época eles contam, enquanto caminham pela cidade, as mais fantásticas histórias locais. Da saga dos nobres europeus e dos povos mexicanos, aos eventos que culminaram com a independência do país, tudo é revelado de maneira teatral, durante o passeio.

Algumas interpretações são impagáveis. O público ri e interage com os personagens. Mesmo com as apresentações sendo feitas em espanhol, é relativamente fácil para o brasileiro acompanhar a narrativa.

O recorrido começa e termina em frente à Igreja de San Miguel Arcángel.

Outra riqueza de San Miguel de Allende é o Santuário Atotonilco, Patrimônio Mundial da Unesco. O turista poderá encontrar, no mesmo lugar, 2 atrações completamente diferentes. Se ele chegar em uma época de comemorações religiosas, vai se misturar a uma multidão de peregrinos e o típico entourage que acompanha tais eventos.

Ao contrário, em um dia comum, terá a singela pracinha só para si, ouvirá o som das bandeirolas coloridas se agitando ao vento e entrará na vendinha, completamente vazia. Finalmente visitará o Santuário Atotonilco, desde então à sua espera. Para onde olhe, o visitante verá uma profusão de afrescos e murais, imagens de santos, espelhos e outros brilhos revestindo as paredes. Ele entenderá por quê o santuário é chamado de Capela Sistina Mexicana.

Puebla = a cidade que vai entrar para a sua história

Distante pouco mais de 100 km da Cidade do México, Puebla de Los Angeles foi fundada pelos espanhóis na primeira metade dos anos 1500. O turista brasileiro sentirá uma afinidade com a estrutura urbana e seus moradores. Por entre igrejas suntuosas e pracinhas convidativas, o visitante caminhará ouvindo músicas e apreciando o lado multicultural mexicano.

Publi Orinter Mexico

Catedral de Nuestra Señora de la Purísima Concepción, em Puebla

Em outro momento, descobrirá o lado contemporâneo de Puebla, com uma hotelaria impecável, modernos museus e atrações contemporâneas. Ligando o passado ao presente está a culinária típica, em especial o mole poblano, uma instituição da gastronomia do país.

Puebla está cercada por extensos vales salpicados de montanhas, algumas das quais são vulcões adormecidos. Próximo de Puebla estão 7 Cidades Mágicas = Chignahuapan + Cholula + Cuetzalan + Pahuatlán + Tlatlauquitepec + Xicotepec + Zacatlán, que mantém vivo o espírito e as tradições mexicanas.

Campeche = A mais fotogênica

Com um maravilhoso acervo arquitetônico, a cidade de Campeche, capital do estado que leva o mesmo nome, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. Com o casario restaurado, o cenário se transformou e hoje ela é uma das mais cênicas cidades mexicanas.

Publi Orinter Mexico

Em Campeche, próximo a fronteira com a Guatemala, está a Zona Arqueológica de Calakmul

Entre as locações mais bonitas estão os bairros de San Román, Guadalupe e San Francisco, com suas portentosas mansões. A arquitetura colonial ajuda a contar a história de Campeche, que foi atacada por piratas franceses, ingleses e holandeses.

Já sua orla marítima foi restaurada e reurbanizada no ano 2000 e virou um point de turistas e moradores que passeiam pelo calçadão e curtem o por do sol mais bonito da região.

Os Pueblos Mágicos

O turismo do México trabalha para preservar a cultura original das várias regiões do país e, para isso, criou a nomenclatura Pueblo Mágico. Para fazer parte desta lista, a cidade precisa ter uma atração única, que lhe dê reconhecimento mundial. Outro requisito é manter os aspectos culturais e arquitetônicos da localidade, assim como incentivar o compartilhamento e a divulgação das tradições da comunidade.

Chiapa de Corzo

Também Patrimônio da Humanidade, é um Pueblo Mágico do estado de Chiapas. Aqui as atrações naturais são o grande destaque, assim como as construções em estilo renascentistas.

Publi Orinter Mexico

A natureza é uma das grandes atrações de Chiapas

Imperdível é visitar o Cânion do Sumidero e as muralhas que chegam a quase 1.000 m de altura onde há cavernas e cachoeiras.

Cholula

Tem facilmente todas as condições para fazer parte dessa exclusiva lista, a começar pela imagem que mostra a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de vibrante tonalidade alaranjada e cúpulas de cerâmica colorida, tendo ao fundo o vulcão Popocatepetl. Só esta imagem emblemática bastaria para dar a Cholula as condições de entrar na exclusiva lista de Pueblos Mágicos. Mas vale saber que a magia da cidade está exatamente sob a igreja.

Quem olha pensa ser uma montanha mas ali, coberta por séculos e séculos de acontecimentos, está a Pirâmide de Tlachihualtépetl. Seu nome significa montanha feita à mão. Também conhecida como Pirâmide de Tepanapa, ou Pirâmide de Cholula, é o maior monumento já erguido pelo homem.

Cidade México Cholula

Icônica imagem de Cholula = a igreja de Nossa Senhora dos Remédios tem ao fundo o vulcão Popocatepetl

Cholula está a aproximadamente 20 km de Puebla e é um passeio obrigatório também para quem está baseado na Cidade do México. Passe ali um dia inteiro visitando a igreja e a Zona Arqueológica de Cholula. É mágico!

Dolores Hidalgo

É conhecida como o berço da Independência do México. Imperdível é visitar a Catedral, local onde o ecoou o grito de independência do padre Miguel Hidalgo, reconhecido como o Pai da Pátria.

Palenque

É outro Patrimônio da Humanidade mexicano, tombado pela Unesco em 1987. A atração aqui é a cultura maia e as belezas naturais que circundam a cidade. Imperdível é visitar suas zonas arqueológicas.

San Cristóbal de las Casas

Também Patrimônio da Humanidade, preserva as cores do México barroco. Imperdível é visitar a Catedral de San Cristóbal e o convento de Santo Domingo de Guzmán. Volte para casa com um souvenir das comunidades Tzotzil e Tzeltal.

Pacotes Orinter Tour & Travel para o México

Pacote = México Mágico

Roteiro inclui = Cidade do México + Teotihuacán + Tula + Querétaro + San Miguel de Allende + Atotonilco + Dolores Hidalgo + Guanajuato + Tepotzotlan + Cuernavaca + Taxco + Tuxtla Gutierrez + San Cristóbal de Las Casas + Cascadas de Água Azul + Palenque + Campeche + Uxmal + Mérida + Chichén Itzá + Cancún

Duração = 12 Noites

Pacote Terrestre Inclui 5 noites na Cidade do México + 1 noite em San Miguel de Allende + 1 noite em Guanajuato + 2 noites em San Cristóbal de Las Casas + 1 noite em Palenque + 1 noite em Campeche + 1 noite em Mérida + Café da manhã diário + 4 almoços de acordo com o itinerário + Transporte em ônibus/minibus ou van de acordo com o número de passageiros + Guia acompanhante durante todo o circuito, falando espanhol + Passeios e visitas conforme roteiro + Ingressos para: Teotihuacán, Tula, Mundo Cuervo (com degustação), Hospicio Cabanhas, Tzintzuntzan, Lancha Cânion do Sumidero, Comunidades, Água Azul, Misol Ha, Palenque, Uxmal, Chichén Itzá e Cenote Ik-kil = a partir de US$ 1.799,00 por pessoa em apartamento duplo.

Observação 1 = hospedagem em hotéis categoria 4 estrelas.

Observação 2 = No final do circuito a noite em Cancún não está incluída, consulte-nos sobre adicional de uma ou mais noites em Cancún ou Riviera Maya.

Observação 3 = Valor por pessoa em apartamento duplo standard, em dólar americano. Pacote terrestre. Valor sujeito a alterações sem prévio aviso, não válido para período de férias, feriados e eventos. Não estão inclusas as taxas (embarque, segurança, ambiental, entre outras). Valores cotados como “a partir de” para saídas até 07/12/2018 exceto saídas especiais, consulte. Confirmação da reserva sujeita à disponibilidade. Forma de pagamento a vista ou entrada e saldo em até 9x. Comunicação válida somente para profissionais do turismo. Operado por Orinter Tour & Travel.

Pacote = Joias Mexicanas

Roteiro inclui = Cidade do México + Teotihuacán + Tula + Querétaro + San Miguel de Allende + Atotonilco + Dolores Hidalgo + Guanajuato + San Luis Potosí + Zacatecas + Aguascalientes + San Juan de Los Lagos + Tlaquepaque + Guadalajara.

Duração = 8 Noites

Pacote Terrestre Inclui 3 noites na Cidade do México + 1 noite em San Miguel de Allende + 1 noite em Guanajuato + 1 noite em Zacatecas + 2 noites em Guadalajara + Café da manhã diário e mais 2 almoços de acordo com o itinerário + Transporte em ônibus/minibus ou van de acordo com o número de passageiros + Guia acompanhante durante todo o circuito, falando espanhol + Passeios e visitas conforme roteiro + Ingressos para: Teotihuacán, Tula, Funicular Pípila, Teleférico em Zacatecas, Teatro Juárez, Mina do Adén, Mundo Cuervo (com degustação) e Hospicio Cabañas = a partir de US$ 1.099,00 por pessoa em apartamento duplo.

Observação 1 = Hospedagem em hotéis categoria 4 estrelas.

Observação 2 = Valor por pessoa em apartamento duplo standard, em dólar americano. Pacote terrestre. Valor sujeito a alterações sem prévio aviso, não válido para período de férias, feriados e eventos. Não estão inclusas as taxas (embarque, segurança, ambiental, entre outras). Valores cotados como “a partir de” para saídas até 14/12/2018 exceto saídas especiais, consulte. Confirmação da reserva sujeita à disponibilidade. Forma de pagamento a vista ou entrada e saldo em até 9x. Comunicação válida somente para profissionais do turismo. Operado por Orinter Tour & Travel.

Saiba mais = www.orinter.com.br

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code