O Cristo Redentor, cartão postal do Brasil e uma das Sete Maravilhas do Mundo, brilhou iluminado com a cor verde em homenagem às vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense na Colômbia. A iniciativa foi feita pela Embratur e executada pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Na visibilidade nacional e internacional deste abraço de solidariedade, inúmeras iniciativas continuam sendo articuladas na Colombia, em Chapecó, pelo Brasil e várias partes do mundo.
Foto/Divulgação/Embratur
Catarinense, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, fez questão de indicar que o movimento foi adotado por pontos turísticos em diversos pontos do globo. A tragédia sensibilizou a todos. “Diante de uma profunda tristeza, buscamos a maneira de homenagear, representar nosso apoio e solidariedade às vítimas e seus familiares. O turismo respondeu e se uniu em torno desta causa”.
Em Brasilia, o Palácio do Planalto, na Bahia a Arena Fonte Nova e o Elevador Lacerda, em Porto Alegre o Beira-Rio, ganharam tons de verde na noite passada. No exterior, a Torre Eiffel, em Paris; a Allianz Arena, na Alemanha, , o Estádio de Wembley, na Inglaterra, e o Obelisco de Buenos Aires, na Argentina, também se iluminaram com a cor do clube de Chapecó, reforçando a homenagem às vítimas do acidente.
Foto/Divulgação Telam
Entre outras homenagens pelo mundo, o Papa Francisco fez um especial pedido por orações para as vitimas, nos jogos da NBA americana os telões mostraram o distintivo do clube brasileiro e houve um minuto de silêncio, e o Torino, clube italiano que teve o primeiro grande acidente aéreo do futebol mundial, aceitou a idéia lançada de se realizar um jogo amistoso em Chapecó, com transmissão internacional pela tv e renda para os familiares das vitimas.
Dos sobreviventes no terrível acidente, três seguem em estado crítico. Os jogadores Alan Ruschel e Neto foram submetidos a cirurgias na Clínica Somer, em Rionegro, estando ambos internados na unidade de cuidados intensivos. O goleiro Follmann, o terceiro atleta salvo, permanece internado no hospital San Vicente depois de ter amputada a perna direita.
Os membros da tripulação Ximena Suárez e Erwin Tumirik, bem como o jornalista Rafael Henzel, estão “em boas condições gerais e estáveis”, segundo o ultimo boletim médico.
Com os trabalhos de autópsia e reconhecimento no instituto médico legal de Medellin, é bem provável que os restos mortais possam ser trasladados antes do final da semana, em voos especiais com os Hércules C-130 da FAB que estão à espera em Manaus.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, cujo ministro José Serra está na Colombia, ao lado de Roberto Freire, da Cultura, mantém um núcleo 24 horas instalado para o atendimento a brasileiros e familiares das vitimas, enquanto são agilizados os trâmites burocráticos. 40 corpos já foram identificados.
No ‘day-after’ do trágico acidente, o maior em todos os tempos com uma delegação esportiva, cresceram as indagações e hipóteses sobre as causas. Cada vez mais se aproxima de uma confirmação a tese sobre a ‘pane seca’, que poderá ser comprovada com o exame das caixas-pretas e dos motores. Em 30 dias deverá ser dado um primeiro relatório, embora o resultado final possa demorar até um ano para ser completado.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)