SÃO PAULO – A capital paulista está redescobrindo o Carnaval de rua. Com os blocos em alta, 41 só no primeiro dia e um progressivo aumento até a noite desta terça, o volume de gente aderindo aos festejos foi o mais significativo dos ultimos anos. A SP Turis, em pesquisa, aponta que tanto nos blocos, bem como no Sambódromo do Anhembi, houve aumento de turistas
No levantamento, o desfile das escolas feito pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris nos dias 24 e 25 de fevereiro mostrou que o publico deste ano foi de 79,4% de paulistas e 20,6% de turistas. Ano passado, apenas 7,7% vinham de outras localidades brasileiras e do exterior.
A grande surpresa ficou mesmo com o sensível aumento dos blocos. Nas ruas da cidade, o levantamento continuará até 5 de março, mas resultados parciais indicam que a quantidade de turistas passou de 3% para 10% do público total da folia.
A pesquisa também avalia a quantidade de paulistanos que hospedaram parentes e amigos de fora da cidade em suas casas no período do carnaval. Nesse aspecto, o aumento foi de 890% entre os que estiveram no sambódromo e de 388% entre os foliões dos blocos.
Com relação ao Carnaval de rua, São Paulo viveu um movimento atípico, com as inúmeras manifestações em várias partes da cidade, destaque para o centro, a Vila Madalena e o bairro de Pinheiros. Pena que o comportamento não seguiu o mesmo ritmo da folia, houve muita sujeira por parte dos foliões, os procedimentos anti-higiênicos também mereceram críticas. Já o policiamento esteve em atuação considerada bastante elogiável.
Para 2018, quando o Carnaval será de 9 a 14 de fevereiro, o prefeito João Dória pretende que possa ser o ultimo sob coordenação pública da municipalidade. A idéia é privatizar o sambódromo do Anhembi até o Carnaval de 2019 e garante que já existem interessados.




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)