Cidade gaúcha registra aumento de visitantes estrangeiros e prepara complexo de lazer previsto para 2028
A cidade de Gramado registrou aumento no número de turistas estrangeiros e aposta em novos investimentos para ampliar sua presença no turismo internacional. Entre os projetos em desenvolvimento está o Residence Club at the Hard Rock Hotel Gramado, complexo de lazer e hospedagem previsto para ser inaugurado em 2028.
De acordo com dados do Observatório do Turismo de Gramado, divulgados em fevereiro, o destino recebeu mais de 97 mil visitantes internacionais em 2025. Os argentinos representam cerca de metade desse público, seguidos por turistas de outros países da América do Sul e de mercados como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália.
No total, visitantes de 72 países passaram pela cidade no período.

Complexo inspirado no universo Hard Rock
O projeto do Residence Club at the Hard Rock Hotel Gramado é desenvolvido pela Mundo Planalto em parceria com a marca internacional Hard Rock. O empreendimento deverá reunir hotel, áreas de lazer e espaços dedicados à música e à cultura pop.
Entre os destaques previstos estão atrações inspiradas no acervo histórico da marca, considerada uma das maiores coleções de memorabilia da música no mundo.
O complexo contará com piscinas climatizadas, spa, bares e restaurantes, centro de convenções, áreas comerciais e espaços para eventos e entretenimento.
“O projeto é um dos maiores da marca Hard Rock em desenvolvimento no Brasil e pode fortalecer o posicionamento internacional de Gramado”, afirma José Roberto Nunes, CEO da Mundo Planalto.
Estratégia para ampliar presença internacional
Para o secretário de Turismo da cidade, Ricardo Bertolucci, o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros traz benefícios para o destino, como maior tempo de permanência e elevação do gasto médio dos turistas.
Nos últimos anos, Gramado tem figurado entre os três melhores destinos da América do Sul no ranking Travellers’ Choice, da plataforma Tripadvisor, baseado em avaliações de viajantes.
A expectativa é que novos projetos turísticos e a presença de marcas globais, como a Hard Rock, reforcem a visibilidade internacional da cidade nos próximos anos.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)