País recebe 9,2 milhões de visitantes estrangeiros, supera meta do Plano Nacional de Turismo e cresce 37,1% em relação a 2024
O Brasil encerrou 2025 com o maior volume de turistas internacionais da história. Ao longo do ano, o país recebeu 9.287.196 visitantes estrangeiros, número 37,1% superior ao registrado em 2024, até então o melhor resultado da série histórica.
O desempenho também superou, com folga, a meta prevista no Plano Nacional de Turismo, que estimava 6,9 milhões de chegadas internacionais para o período. O avanço reforça a competitividade do Brasil no cenário global e os efeitos da ampliação da conectividade aérea e da promoção internacional do destino.
Em dezembro de 2025, o país registrou 896.488 chegadas internacionais, crescimento de 11% em relação ao mesmo mês do ano anterior, consolidando o quarto melhor mês do ano em volume de visitantes.
“Superamos todas as expectativas e fizemos de 2025 o maior ano da história do turismo internacional no Brasil. Levamos ao mundo a marca da nossa autenticidade, da nossa diversidade, o soft power brasileiro que tanto tem encantado o planeta. Esse resultado também é reflexo de uma estratégia inovadora que deu muito certo para ampliar nossa conectividade. Foi um ano de recordes, que se traduziram em novas oportunidades para o povo, empreendedores se desenvolvendo, emprego e renda sendo gerados em nosso país a partir desse motor econômico que é o turismo”, comemora o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Entre as principais portas de entrada, São Paulo liderou, com 2,75 milhões de turistas, seguido pelo Rio de Janeiro (2,19 milhões) e Rio Grande do Sul (1,53 milhão). A Argentina manteve a liderança entre os mercados emissores, seguida por Chile e Estados Unidos.
O resultado confirma o turismo como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)