A primeira vítima fatal foi registrada na ilha de Porto Rico mas as suspeitas em várias outras acendeu de modo integral a luz vermelha da preocupação em dirigentes do turismo de toda a região caribenha.
A troca do destino Caribe por outras regiões onde não se fala tanto sobre os perigos e incidências da epidemia vem aumentando gradativamente. Barbados, Jamaica, Trinidad e Tobago já registraram baixas no movimento.
O secretário-geral da Organização Caribenha do Turismo (CTO), Hugh Riley, afirmou que, embora as grandes operadoras de turismo ainda não tenham registrando mudanças significativas na demanda , a preocupação existe.
“É usual que a indústria observe com atenção o que acontece e ofereça promoções que estimulem as vendas quando necessário”, explicou Riley em relação à observação de que nos últimos meses houve quedas nos preços das passagens de avião para o Caribe.
Ressaltou e defendeu que a redução de preços corresponde ao aumento da oferta em uma região que “está sempre tem o interesse por parte de viajantes estrangeiros”.
Depois da primeira morte de um homem contaminado pelo vírus, o governo de Porto Rico já iniciou uma campanha publicitária para divulgar no exterior que é seguro viajar à ilha. A diretora de Turismo, Ingrid Rivera Rocafort, emitiu um comunicado explicando que “até o momento, menos da metade de 1% da população foi afetada. Como ilha tropical no Caribe, Porto Rico tem uma ampla experiência lidando com mosquitos e suas doenças transmissíveis.”
Porta-vozes do CTO e da Associação de Hotéis e Turismo do Caribe indicam que o nicho de mercado que mais pode se ver prejudicado é o conhecido como o das “babymoons” (luas de mel para grávidas).
Até o momento, o CTO não tem disponível informações de como este vírus novo na região, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chicungunha, afetou a indústria, e alega que é cedo para tirar conclusões.
A Agência de Saúde Pública do Caribe – que realiza testes de diagnóstico de zika para seus Estados-membros -, confirmou até o momento casos deste vírus em 15 territórios da região.







![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)