SÃO PAULO – Idealizado por um grupo de estudantes com apoio e participação intelectual de representantes de inúmeros grupos, o Movimento Mundo Novo Brasil é uma plataforma de expressões artísticas e culturais brasileiros com a busca de projetos sustentáveis inovadores.
Em uma sessão de lançamento para 70 convidados especiais, no Museu do Mube, o palestrante convidado é um profissional que transitou com conhecimento e conquistas nas áreas propostas e que tem sua paixão atual como diretor executivo do canal Arte1, da rede Bandeirantes, uma iniciativa que completa três anos e já tem 14 milhões de assinantes.
Caio Luiz de Carvalho incorporou-se neste segmento depois de transitar pelo comando da SP Turis, de ter sido coordenador de turismo do Estado de São Paulo, ministro de Turismo e Esportes, consultor internacional, integrante do conselho da OMT e empresário que constituiu justamente uma empresa com o titulo de ‘Idéias Criativas’, onde desenvolveu projetos marcantes, como o de Macchu Picchu, para o destino Peru.
Com tanto à ver com o tema idealizado, destacou a importância de trabalhar agora mais intensamente na questão cultural – ‘que a exemplo do turismo, não tem uma política de estado definida’. Situou também as mudanças e evoluções do meio tv, com suas plataformas e o atual estágio de convivência harmônica a que estão chegando televisão e internet, os modelos temáticos e projeções nas tendências do setor.
A parte de maior atenção geral em sua exposição foi sobre as Cidades Criativas e o universo das viagens, onde explicou como as cidades estão cada vez mais competitivas, cultura e valor criativo que se ajustam à sociedade emocional possibilitando transformações para os visitantes. ‘O turismo eé uma atividade da economia criativa e sustentável’.
Mostrou e comentou cases de cidades que se destacam no universo global, situando Londres, Nova York, Los Angeles, Barcelona e Paris, com mais de 300 mil profissionais criativos e que o faturamento de São Paulo no segmento – meio disperso ultimamente, é bom que se diga – chegou a ser de R$ 42 bilhões
‘São Paulo é um modelo de cidade criativa, o que não sabemos é nos vender. Temos tesouros escondidos por toda a cidade, por todos os segmentos, e estamos como nicho de uma cidade que, por ser criativa, tem que surpreender’.
Outros exemplos apontados no pais foram Gramado, por todo o seu DNA turístico desenvolvido, Paraty, com a Feira Literária, Diamantina, por suas vesperatas, Brotas com o turismo de aventura e as areias que cantam, o estado da Bahia na época da Bahiatursa e com um modelo que Salvador esta procurando retomar com o profissionalismo criativo de Paulo Gaudenzi.
Com este olhar de futuro, Caio completou sua palestra, enriquecida com vídeos e postagens de nomes consagrados, estabelecendo o vinculo entre ‘cultura e arte popular voltados à melhoria na performance dos destinos. São Paulo é um, tem um pouquinho de cada local do Brasil e do mundo para desenvolver esta concepção de admirável do novo’.
Depois da palestra e da apresentação do movimento e idéias participativas, Caio ainda debateu com os presentes sobre questões políticas, turísticas, da cultura e educação, esportes – sobre o fracasso da Copa e um certo temor para as Olimpiadas, embora acredite que o Rio de Janeiro terá oportunidade de agregar um melhor legado.
Caio Carvalho, com a artista Beatriz Carvalho, madrinha do movimento e que teve peças de sua autoria agregadas ao cenário da palestra e o jornalista Luiz Henrique Miranda, da Amigo, que trabalha no engajamento dos meios de comunicação para o NMW.Brasil. A TRAVEL3 colabora com a iniciativa
Para saber mais sobre o lançamento, a palestra, idéias e participação do movimento, acesse www.brmundo.wix.com/nmw-brasil







![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)