A recomendação é para todos os passageiros que se utilizam do transporte aéreo nacional. A partir de amanhã, 18 de julho, nos principais aeroportos brasileiros serão iniciados os procedimentos adicionais de inspeção de segurança para embarque em voos domésticos.
As medidas para passageiros e bagagens instituidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) têm o objetivo de padronizar o processo com as práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Segundo a agência, elas vem sendo ensaiadas nos ultimos dois anos e agora vão se tornar efetivas, o que poderá determinar um período maior de demora nos embarques.
Assim, o melhor a fazer é o passageiro chegar ao aeroporto no mínimo com 1h30 de antecedência do seu voo.
Os operadores aeroportuários tem certeza que a mudança aumentará o tempo para se chegar às salas de embarque. Por tal motivo, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa as empresas Avianca Brasil, Azul, GOL e TAM, recomenda que que o check-in seja feito com uma antecedência maior.
Entre as novas medidas estão a vistoria mais rígida da bagagem de mão, que além de passar pelo equipamento de raios-X também poderá ser inspecionada. Haverá, também, a revista pessoal aleatória, que poderá ser feita manualmente pelo agente de proteção ou com o auxílio de um scanner corporal em aeroportos que tiverem o equipamento.
Continua valendo a proibição de embarcar com itens como tesoura, canivete, navalha, martelo, alicate, e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis como bagagens de mão. Além disso, notebooks deverão ser obrigatoriamente retirados de bolsas ou mochilas e acondicionados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo equipamento de raios-X.
As companhias aéreas estão comunicando os seus passageiros sobre as alterações e atuam em colaboração com as autoridades pela segurança da operação.
Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados em relação aos praticados atualmente, e a antecedência recomendada de apresentação para o check-in é de três horas contadas do momento da saída do voo.





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)