Os resultados do transporte aéreo doméstico de passageiros no Brasil em março marcam a interrupção de um ciclo de retração que teve início em agosto de 2015. Desde então foram números negativos, mês após mês, praticamente acompanhando o cenário da crise econômica brasileira.
A mudança aí está: março de 2017 teve alta de 5,90% na comparação com março do ano passado. O volume de passageiros transportados nos voos realizados somou 7,4 milhões, crescimento de 5,72%. Na mesma base, a oferta2 teve expansão em patamar um pouco inferior, de 3,98%. Com a demanda avançando mais do que a oferta, o fator de aproveitamento3 subiu 1,44 ponto percentual, chegando a 79,07% na taxa de ocupação.
No ano passado e começo deste ano, a economia brasileira, influenciada também pelo momento político passou por um cenário complicadíssimo, situação que afetou profundamente o transporte aéreo, que teve, especialmente entre março e julho, resultados bem piores do que se poderia esperar.
A demanda por transporte aéreo doméstico, que recuava a uma taxa média de 3,5% no primeiro bimestre, passou a recuar em média 8,0% até o final do primeiro semestre daquele ano. O mês de março, em particular, registrou retração de demanda de 7,34% em relação ao ano anterior.
Os dados de março de 2017 agora mostram crescimento atípico com a expectativa de um quadro que deve se repetir até meados do ano. “Os números desse mês trazem alento. O pior momento dos últimos dois anos passou. Essa tem sido a percepção das nossas associadas”, afirma Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, embora mantenha cautela. “É cedo para falar em crescimento. Mesmo melhores do que os de 2016, um ponto fora da curva, nossos números ainda são piores do que os de 2014, 2013 e até 2011, dependendo do indicador’.
Na participação de mercado das quatro empresas que formam a ABEAR, e responsáveis por 99% do transporte aéreo comercial no Pais, março teve a GOL com 35,22%, o grupo LATAM – 33,16%, Azul – 18,84% e Avianca Brasil com 12,78%
Ao final do primeiro trimestre de 2017 a aviação doméstica, em comparação com 2016, registrou redução de 1,61% na oferta, retração da demanda de 0,24%, 81,10% de ocupação e baixa de 0,98% no total de passageiros (22,6 milhões).
Em sua fatia do mercado internacional as companhias brasileiras tiveram expansão de 3,81% na oferta, crescimento de 9,53% na demanda, melhoria de 4,48 pontos percentuais no fator de aproveitamento (85,80% de ocupação) e ampliação de 9,76% no total de passageiros transportados (2,1 milhões).
INTERNACIONAL
As associadas ABEAR registraram também um crescimento de 18,43% na demanda das viagens internacionais em março. O volume de passageiros transportados, aumentou 16,78% (676 mil viajantes no mês).
A oferta teve expansão de 9,33%. O fator de aproveitamento mostrou avanço expressivo de 6,49 pontos percentuais, com ocupação de 84,46% O volume de passageiros transportados, em linha com a demanda, aumentou 16,78% (676 mil viajantes no mês).
Os valores de oferta, demanda, volume de passageiros e fator de aproveitamento são os mais elevados para o mês de março na série histórica. A LATAM Airlines liderou com 77,65%, a GOL teve 11,69%, a Azul bem próxima, com 10,57% e a Avianca Brasil que só tem uma operação semanal por enquanto, ficou em 0,10%
No mercado internacional a partir das operações nos aeroportos brasileiros e diversas aéreas estrangeiras reduzindo a oferta e mesmo deixando de operar (caso da Etihad), as companhias nacionais têm experimentado um crescimento acentuado desde o final de 2016.
As companhias estrangeiras detêm uma parcela de cerca de 70% da demanda. Os dados totais da aviação internacional no Brasil (companhias nacionais + estrangeiras) mostram que em fevereiro (último mês disponível na base de dados da ANAC), em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a oferta teve retração de 12,9%, a demanda recuou 6,3% e o volume de passageiros teve redução de 2,3%.
Ao final do primeiro trimestre de 2017 a aviação doméstica, em comparação com período equivalente de 2016, registrou redução de 1,61% na oferta, retração da demanda de 0,24%, aprimoramento de 1,11 ponto percentual do fator de aproveitamento (81,10% de ocupação) e baixa de 0,98% no total de passageiros (22,6 milhões).
Em igual intervalo, dentro de sua fatia do mercado internacional as companhias aéreas brasileiras tiveram expansão de 3,81% na oferta, crescimento de 9,53% na demanda, melhoria de 4,48 pontos percentuais no fator de aproveitamento (85,80% de ocupação) e ampliação de 9,76% no total de passageiros transportados (2,1 milhões).




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)