O setor ‘low cost’ promete ganhar uma disputa sem precedentes na América Latina, especialmente com a chegada de novas empresas europeias. Mas, quem se mostra como a mais ambiciosa do continente é a Viva Air, depois de confirmar junto à Airbus o pedido de mais 50 avioes A320, anunciado durante a feira de Paris, em Le Bourget.
Com o aumento de sua frota passa a ser a empresa de baixo custo com a maior frota, superando as mexicanas Volaris, Interjet, e brasileira Azul. Somente ficará abaixo da GOL, mas como a empresa está deixando função e imagens do segmento, honras para a Viva Air que nasceu no Panamá fundada pelos mesmos empresários que iniciaram a Ryanair, entre eles o empresário William Shaw.
As filiais da Colombia e Peru serão as duas que receberão as novas aeronaves que apresentam a versatilidade de ganhos – 15% nos combustíveis, 14% em custos operacionais e 5% em manutenção.
A VivaColombia (filial da Viva Air), conta atualmente com 11 aviões A320, enquanto a Viva Aerobus, no México tem 22.
O crescimento das low cost na América Latina vai continuar com os novos projetos da Flibondy na Argentina, para onde já está voando a Level e que deverá ter ainda a Norwegian no segundo semestre deste ano, a Plus Ultra e a JetSmart no Chile,