A partir de hoje (11), começa em Madrid a reunião de numero 105 do Conselho Executivo da OMT. O principal ítem será a escolha do nome que será indicado para ocupar a Secretaria Executiva da organização.
A nomeação deverá ter origem em uma votação programada para a manhã desta sexta-feira, na sede da organização, em clima de muita expectativa e saudável disputa.
O candidato recomendado pelo Conselho será nomeado pela Assembléia Geral marcada para 11 de setembro na China e vai substituir Taleb Rifai que desde 2010 e por dois mandatos, demonstrou uma forte liderança no impulso da OMT com a promoção do turismo mundial e como uma atividade responsável, sustentável e acessível para todos.
Além do candidato brasileiro, Márcio Favilla, concorrem: Zurab Pololikashvilli, da Geórgia, o primeiro a apresentar sua candidatura, ainda no ano passado: Alain St. Ange, ex-ministro do Turismo das Ilhas Seychelles; o colombiano Jaime Alberto Cabal Sanclemente; Young-shim Dho, candidata da Republica da Coréia; e o ex-ministro do Zimbabwe, Walter Mzembi.
Caso venha a ser eleito, o mineiro Márcio Favilla será o primeiro brasileiro a obter um posto de tal importância dentro do turismo internacional, anteriormente apenas o ex-ministro Caio Luiz de Carvalho esteve entre os membros do Conselho Executivo da OMT