Já pensou naquela idéia de visitar a terra de seus ancestrais, aqueles lugares familiares por vezes tão falados nas reuniões como em um domingo de Páscoa ? Daqueles rotulados como uma experiência unica de conhecimento familiar ? Pois leia com atenção.
Uma agência de viagens do Reino Unido lançou um programa que utiliza o DNA de cada cliente. A proposta é analisar a informação genética para organizar uma viagem à origem do passageiro, tanto pelos indicativos da linha materna como paterna.
Esta será realmente uma viagem personalizada, na medida e gosto, e pode chegar a precisões não imaginadas, segundo a startup Travel Unwrapped, que se define como a única que utiliza o DNA para organizar viagens.
Começa por enviar ao futuro passageiro um kit para a prova que consiste em uma análise de amostra bucal. Feito recolhimento, é enviada para a Living DN, uma outra empresa associada que ao fazer a análise, revela a genealogia familiar.
O resultado de cada teste inclui uma conexão com um dos 80 perfis diferentes e abre o caminho de rastreamento ancelestral até princípios da humanidade, segundo a agência. Com esta informação, é possível formatar viagens de descobrimento personalizado que podem remontar a heranças étnicas.
Custa caro ? Nem tanto assim. A prova fica em US$ 169 e os resultados são entregues em 12 semanas através de um interface online confidencial. Aí, se o possível passageiro quer um perfil ainda mais específico, outra empresa, a GPS Origins, realizará novo estudo para descobrir quais as cidades onde foram criadas linhas ancestrais por seus antepassados e compara com padrões migratórios históricos.
Por fim, a agência de viagens prepara o pacote com o roteiro que pode ser uma destas características ‘experiências inéditas’, tão em voga como segmento turístico na tendência atual de viagens