Tome uma jangada e aventure-se nas águas quentes das piscinas naturais de Porto de Galinhas. O imenso aquário natural, repleto de peixes coloridos, abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo: a Costa dos Corais, um peculiar santuário da biodiversidade marinha à disposição dos visitantes que desejam explorar um pedacinho do fundo do mar.
Reconhecido internacionalmente como a segunda formação coralina mais importante do mundo, o ecossistema espalha-se por 185 quilômetros de faixa litorânea, entre os litorais sul de Pernambuco e norte alagoano, passando pelo município do Ipojuca. Concebidos pelo acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas, os recifes abrigam uma infinidade de espécies de peixes, moluscos, crustáceos, cnidários e algas.
Apesar de grande importância, o ecossistema encontra-se ameaçado pela sedimentação excessiva, a poluição e a pesca predatória. Para protegê-lo e ordenar o turismo ecológico, o governo federal criou em 1997 a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha do Brasil.
Nas praias da região, as paisagens podem variar em função das marés. Em dias de maré baixa, entre 0,1 m e 0,2 m de altura, os recifes de corais podem ser admirados da altura dos joelhos, em meio às águas transparentes. “Nestes períodos, os turistas não podem deixar de alugar equipamento de mergulho para ver a impressionante cena debaixo d’água. Um espetáculo à parte”, garante Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.
Maroja também recomenda o passeio de jangada, que tem duração média de 1h30 e custa R$ 20 por casal, podendo ser contratado nos 18 quilômetros de extensão da praia, na recepção dos hotéis ou mesmo nas agências especializadas baseadas na Vila de Porto de Galinhas. Outras atrações são os passeios de bugue de ponta a ponta, com duração em torno de três horas e valores aproximados de R$ 250 por casal.





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)