Dez pessoas foram encontradas com vida depois da avalanche que praticamente soterroU o hotel Rigopiano, na região central da Itália. Dois grupos de sobreviventes foram localizados, um com seis e outro com cinco pessoas, entre as quais três crianças.
Matéria do Corriere della Sera informa que o primeiro grupo de seis pessoas estava protegido na zona da cozinha do hotel e conseguiu acender uma fogueira para se aquecer, o que lhe permitiu sobreviver até 43 horas após a avalanche. Os sobreviventes foram ainda capazes de encontrar comida para se alimentarem.
Foram localizados pela equipe de cães pisteiros dos bombeiros. O segundo grupo de sobreviventes deu sinal de vida poucas horas depois.
Nas buscas e resgates foram utilizados helicópteros, que levaram para Pescara, médicos, cobertores e outros materiais para o auxílio necessário. Foram estes helicópteros que transportaram os sobreviventes para o hospital.
As buscas para encontrar os cerca de 30 desaparecidos que se encontravam no hotel de luxo quando a estrutura foi atingida pela avalanche prosseguiram durante até o fim de semana: apesar de ter parado de nevar, uma pequena subida da temperatura, acima dos zero graus, fez com que a neve que já caiu e atingiu até cinco metros de altura, se tornasse mais pesada, dificultando as operações.
Do hotel inteiro, apenas a piscina e a zona do spa ficaram intactas. O estabelecimento fica a 45 km. de Pescara, na região dos montes Apeninos.
“Foi uma catástrofe natural como um mini terramoto. Nunca vi nada do género”, Walter Milan, porta-voz dos serviços de socorro alpinos,. Apesar dos esforços, dos 30 desaparecidos, poucos devem ter condições de sobrevivência.
Foi aberta uma investigação no Ministério Público de Pescara, diante das acusações de que houve demora na prestação de auxílio. Os primeiros socorristas só chegaram ao local na madrugada de terça-feira, cerca de onze horas depois da avalanche ter ocorrido.
E ai entra a fatalidade. Devido às condições do tempo, a maioria dos hóspedes já tinham fechado a conta e estavam prontos para abandonar o local, aguardando apenas a passagem do carro limpa-neve que deveria ter chegado ao estabelecimento pelo meio da tarde da quarta (dia 18) . Porém, a chegada foi adiada para as 19:00 e, nesse intervalo de tempo, ocorreu a avalanche, que soterrou todas as pessoas que se encontravam dentro do edifício.




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)