Principais destinos do Estado terão suporte a turistas com deficiência (foto: Hesíodo Góes/Seturel)
A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Pernambuco apresenta, em referência à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, o Projeto Vem Ser Acessível. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Sebrae, visa contribuir para que os destinos se tornem acessíveis às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Começando por Fernando de Noronha, o projeto prevê quatro ações principais: uma Cartilha de Acessibilidade, um Guia Turístico de Acessibilidade, a Qualificação em Acessibilidade e a Confecção dos Cardápios em Braille. A Secretaria pretende implantar o plano também na capital Recife e em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, até 2017.
O Guia oferece informações de serviços, equipamentos e atrativos turísticos adequados para o acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
“Temos essa frente de acessibilidade bem intensa, que já conta com projetos importantes, como o Praia Sem Barreiras, projeto cujo objetivo é disponibilizar esteiras de acesso à faixa de areia, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho de mar assistido. Agora, o momento é o de ratificar nos principais pontos turísticos a necessidade de investir na acessibilidade para todos”, afirma o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Todo o material elaborado pelo Vem Ser Acessível estará disponível em versões para o trade turístico e para os visitantes.