Quando se cobra – e isto fazemos constantemente aqui – por uma definição sobre política de turismo (politica no bom sentido, com planejamento, vinculo, ações, menos papo retórico e mais atuação efetiva), é justo que se apresentem também os aspectos positivos que dão indicio a isto.
É bem o caso do encontro que houve nesta semana entre os presidentes dos organismos municipais de turismo de São Paulo e Rio de Janeiro. Para estabelecer uma primeira ‘Ponte Aérea’ no turismo, o presidente da Riotur, Marcelo Alves, esteve na capital paulista para um encontro com David Barioni, presidente da SPTuris,.
Barioni e Marcelo no encontro realizado no Anhembi (foto 'divulgação')
O objetivo é dar início a uma parceria entre os dois maiores destinos de grandes eventos no país. A primeira ideia de parceria seria a criação de um selo para captação de atrações internacionais que se apresentariam nas duas cidades.
“Foi uma conversa ótima. Estamos entendendo como nós podemos nos aproximar e criarmos um vinculo de que Rio e São Paulo são cidades cada vez mais irmãs. Isso é Brasil”, afirmou o dirigente carioca. “A gente pode amplificar demais o turismo nestas duas cidades tão lindas e maravilhosas”, indicou Barioni.
Nomes sugestivos como “ponte-aérea” ou “cidade-irmã” devem batizar esta marca O assunto deverá ter sequência efetiva nas próximas reuniões que entrarão em agenda..