Em um dos principais eventos do turismo religioso neste ano, as comemorações do centenário da aparição de Nossa Senhora em Fátima, no dia 13 de maio, desde já tem uma série de situações especiais para consagrar o ano do centenário, incluindo a visita do Papa Francisco ao santuário.
Hoje, o governo de Portugal autorizou a instalação e o funcionamento de um sistema de audiovigilância na cidade de Fátima e arredores. São esperados milhares de peregrinos e devotos do mundo inteiro, e do Brasil deverá estar um dos maiores contingentes de visitantes.
O programa da peregrinação histórica, por exemplo, da Catedral Viagens, já tem 90% de lugares adquiridos dos 200 colocados à venda no programa.
Com o enorme fluxo de ao local, cresce o receio de possíveis atentados terroristas e o governo português optou pela instalação do sistema especial de vigilância, com funcionamento ininterrupto de 24 horas, em todos os dias,
As câmaras devem ser direcionadas de modo a não captarem e não gravarem imagens nos locais mais reservados de oração, como o interior das igrejas, capelas e espaços de devoção. Também não será permitida a utilização de câmaras ocultas. As imagens suspeitas deverão ser arquivadas por um período mínimo de dois anos.
Fátima, que fica a 120 km. de Lisboa, promete ter a maior visitação de toda a sua história, desde 1917, quando os pequenos pastores, Francisco, Jacinta e Lucia, vivenciaram a aparição na Cova da Iria.
Relatos da época indicam que Nossa Senhora teria aparecido várias vezes para as três crianças entre maio e outubro. No dia 13 de outubro, uma multidão teria presenciado o chamado Milagre do Sol, quando, uma chuva que atingia a região cessou repentinamente e as roupas das pessoas secaram.