Cozinha local inclui muitas frutas e ingredientes locais, que apresentam sabor inigualável por serem cultivados em solo de origem vulcânica (Fotos: Turismo de Santa Lucia/Divulgação)
Britânicos, franceses, holandeses, espanhóis, caraíbas e africanos foram os povos que misturaram temperos, entre uma tentativa e outra de tomar posse da tão cobiçada ilha de Santa Lucia, no Caribe. Essa mistura de temperos ganhou o nome de comida créole, e suas receitas usam especiarias como a noz-moscada e a pimenta-do-reino; a canela e o cravo; a baunilha e a cúrcuma; o coco, a manga e o maracujá; o abacaxi e a batata-doce, cultivados nos latifúndios; e a banana, que é a grande estrela da culinária local. Quando você aterrissar em Santa Lucia e experimentar o chips de banana, o purê de banana e o… ketchup de banana (e adorar cada um deles), vai se lembrar desta matéria, assim como de comprar algumas garrafas do exótico ketchup, só encontrado ali, em Santa Lucia.
Dos mais simples aos mais elaborados, sempre têm uma apresentação impecável
Outra fruta que simboliza a qualidade da gastronomia da ilha é o cacau, usado nas receitas de renomados chocolatiers, que fixaram residência no país justamente pela qualidade da fruta e de outros ingredientes, como as amêndoas. Se você é um chocólatra, uma boa sugestão é se hospedar no luxuoso Jade Mountain, para aprender a fazer chocolate amargo com cacau orgânico sem usar leite. Outro hotel que dá aulas de culinária é o Boucan Hotel Chocolat, que ainda serve pratos do chef belga Ron Lafeuille, nos quais se usa cacau plantado e colhido no lugar.
O chocolate de Santa Lucia é conhecido por ter uma acidez baixa e uma doçura natural elevada. Todo mês de agosto se comemora o mês da iguaria, no Chocolate Heritage Month. Nessa época, excursões monitoradas às plantações e às fábricas, festas e muitas degustações são a grande atração. Antes das sobremesas, porém, aprecie os frutos do mar, os peixes e os caranguejos. Prefira sempre os atuns (frescos e de altíssima qualidade) aos salmões (trazidos do Chile ou do Canadá).
Restaurantes imperdíveis
The Coal Pot = www.coalpotrestaurant.com
O segredo da casa é o chef que a comanda. O cardápio criado pelo chef Xavier, francês que há quase duas décadas vive em Santa Lucia, usa ingredientes locais e a escola francesa de criar sucessos gastronômicos de maneira simples, com resultados saborosíssimos. Frutos do mar, peixes e saladas estão na ordem do dia, assim como os clássicos = sopa de cebola gratinada + coquille St. Jacques.
Os restaurantes da ilha usam e abusam da beleza natural e inserem os turistas em cenários de cartão postal, o que valoriza o momento das refeições
Big Chef Steakhouse = www.bigchefsteakhouse.com
Grelhados que vão dos filés às lagostas, deliciosas sobremesas e coquetéis são servidos em ritmo de jazz, tocado por músicos de renome internacional, num ambiente charmoso e descontraído.
Tapas on The Bay = http://tapasonthebay.com
Ao lado do Big Chef Steakhouse, a casa é do mesmo dono e segue o mesmo clima deliciosamente colorido. Experimente as Spanish Carnival Pancakes (de banana, blueberries ou frutas tropicais) e o Tapas Heart Healthy Omelette (clara de ovos, cogumelos, espinafre, alho e grão de bico), servido com salada de tomates.
Hotéis fantásticos com restaurantes imperdíveis
Fond Deux Plantation & Resort = www.fonddouxestate.com
O hotel-boutique está dentro de uma plantação de cacau, e seu restaurante, o Jardim Cacao, oferece cozinha caribenha e internacional.
Ladera Resort = www.ladera.com
O hotel categoria luxo tem o Dasheene, de comida contemporânea, excelente carta de vinhos e um preço surpreendente acessível se comparado à sofisticação do lugar, à qualidade da gastronomia e à vista magnífica para as montanhas de Santa Lucia.
Hotel Jade Mountain = www.jademountain.com
Outro hotel que é uma referência mundial e tem um restaurante à altura. É o Jade Mountain Club, com menu internacional e contemporâneo. A vista também é de cartão-postal.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)