Representantes do setores de eventos, hotelaria, turismo e comerciantes, como da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens – ABAV-MG, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-MG, do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – BHC&VB, do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Bufê de Minas Gerais – Sindbufê, do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis – Sindloc, da Associação dos Comerciantes do Barro Preto – ASCOPBAP, além da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa se concentraram na porta do Minascentro para protestar contra o fechamento do espaço para reformas, sem que seja apresentado pela Codemig o projeto executivo e aberto o processo licitatório para a reforma. O grande temor dos representantes desses setores é que o Minascentro seja fechado sem uma data prevista para a reabertura e que o mesmo seja transformado em uma galeria de artes ou museu.
Enquanto os manifestantes protestavam, era aberto no Minascentro o Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o Congresso Internacional de Urgência e Emergência, que será realizado na capital mineira até sexta-feira, para mais de 4 mil pessoas de todos os estados da federação. Segundo o organizador do evento, Marco Aurélio Floriane, diretor da empresa Atitude Promo, de Florianópolis, a notícia sobre o fechamento do Minascentro foi recebida com impacto significativo pelo setor. “Estamos apreensivos, pois ainda não sabemos o que vai acontecer. Este espaço, assim como o setor de eventos é muito importante para a economia, visto que o turismo de eventos movimenta mais de 50 setores, desde uma gráfica, até o setor de transportes, hotelaria, restaurantes, entre outros. Já temos alguns projetos encaminhados para esse local no próximo ano e nosso receio é ter que levar esses eventos para outras cidades ou estados, fazendo com que Belo Horizonte perca sua competitividade atrativa. Essa informação sobre o fechamento já está correndo o Brasil, então muitos eventos já estão sendo reorganizados e direcionados para outros lugares. Essa situação nos deixa perplexos e nos causa tristeza”, desabafou.
Também marcaram presença na manifestação o deputado estadual Fred Costa, o vereador Léo Burguês, a presidente da ABIH-MG Erica Drumond, o novo presidente do Convention Bureau Jair Aguiar, o presidente da ABAV-MG José Maurício de Miranda, o presidente do Sindbufê-MG João Teixeira Filho e o diretor de Relações Públicas do Sindloc Leonardo Soares Lima.