O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou neste meio da primeira semana de janeiro um plano de US $ 10 bilhões para reformas no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, com investimentos de US $ 7 bilhões do setor privado.
O principal aeroporto da cidade, construído nos anos de 1940, foi rebatizado com o nome do ex-presidente em 1963, assassinado naquele ano. Desde então, reformas contemporâneas foram realizadas mas não houve uma com tal tamanho como esta.
Este é o Terminal 5 do JFK, o mais recente e moderno
O plano exigirá uma renovação maciça de infra-estrutura, incluindo tudo a partir de novos terminais e renovação dos existentes; interligação dos terminais, expansão das pistas de circulação interna com transporte publico adicional e trem direto para o aeroporto.
“Se o aeroporto JFK vai crescer, e isso certamente acontecerá, o transporte público deve crescer com ele”, disseram o governador e o presidente dos Transportes Metropolitanos, Thomas Prendergast, durante almoço com a Association For A Better New York.
“Se o aeroporto JFK vai crescer, e isso certamente acontecerá, o transporte público deve crescer com ele”, disse Prendergast em suas declarações. “O anúncio deste projeto não só fará do Aeroporto JFK um centro de transporte modelo no mundo inteiro, mas também criará milhares de empregos com bons salários e benefícios”, completou Gary LaBarbera, presidente do Conselho de Comércio de Construção e Construção da Grande Nova York.
Os três aeroportos nova-iorquinos contam com um contingente de 8 mil trabalhadores, e os principais sindicatos reagiram de modo algo decepcionante em relação à falta dos prometidos investimentos em serviços aeroportuários e de segurança, além das taxas salariais
“Continuaremos nossa luta por melhores empregos que melhorarão os aeroportos de Nova York para todos e fortalecerão as comunidades que dependem deles “, afirmaram em comunicado.