Em encontro informal dos presidentes dos países integrantes dos Brics, antes da reunião do G20, o Brasil recebeu elogios do dirigente anfitrião. Xi Jinping cumprimentou a realização dos Jogos com sucesso. A primeira reunião formal dos Brics com a presença de Michel Temer como presidente efetivo ocorre no próximo mês, na Índia.
Michel Temer, ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e dos presidentes da China, Xi Jinping (centro), da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Jacob Zuma, em reunião informal dos Brics (Foto/Divulgação: Wang Zhao/Pool Photo)
Com fogos de artifícios, festa pela expressiva presença de líderes mundiais e jantar de gala, o presidente chinês, abriu oficialmente neste domingo (4) a cúpula de dois dias do Grupo dos 20 em sua 11ª. edição e que reúne as maiores economias do mundo.
Esta é a segunda vez que a reunião de cúpula acontece em Hangzhou, Xi Jinping recebe como anfitriões, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente confirmado do Brasil, Michel Temer que viajou para a China poucas horas após ser empossado.
No discurso de abertura, o presidente chinês afirmou que a economia mundial está se recuperando, embora enfrente múltiplos desafios em finanças, comércio e investimentos.
O dirigente chinês pediu para que seja aberto um “novo caminho de crescimento” para a economia mundial, enquanto os os países ainda se recuperam da crise financeira internacional de 2008.
Os líderes das principais economias desenvolvidas e emergentes do planeta e de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) participam da reunião de cúpula buscando “proporcionar uma solução onde se corrijam os sintomas e as causas dos problemas econômicos globais”. O G20 deve honrar seus compromissos de não adotar novas medidas protecionistas, reforçar a coordenação das políticas de investimento e adotar passos críveis para estimular o crescimento do comércio”, afirmou no discurso de abertura.